Construção de açudes no Alto Uruguai deve iniciar na próxima semana

Deve iniciar em cinco dias as obras de construção de açudes na região do Alto Uruguai, que foi contemplada com dois lotes (8 e 9), totalizando 168 açudes em 21 municípios.  A Ordem de Serviço para a empresa Bonfante, que tem prazo de cinco dias úteis para iniciarem as obras, foi acertada em reunião realizada na quinta-feira (04/10), na sede do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. A ação faz parte do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).  Participaram da reunião os técnicos dos 11 municípios que pertencem ao lote 9, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Cezar da Rosa, a engenheira agrônomo da SDR, Anelise Hagemann, e Diego Bonfante, da empresa ganhadora da licitação do lote 9, além do tenente da Polícia Ambiental (Patram) de Erechim, Tiago Bernieri.

O objetivo é garantir acesso à água em unidades da agricultura familiar ou de base cooperativa e para públicos especiais, por meio da construção de micro açudes, cisternas, implantação de sistemas de irrigação, perfuração de poços tubulares profundos, instalação de redes de abastecimento d`água e implantação de projetos de saneamento básico no meio rural.

Segundo Cezar da Rosa, esses projetos são importantes para a região, pois o produtor recebe esses açudes gratuitos, possibilitando utilizar a água armazenada em sistemas de irrigação, aumentando a eficiência e a manutenção das culturas irrigadas. Os projetos dos açudes elaborados pela Emater/RS-Ascar têm de 1.200 a 1.560 metros cúbicos de terra removida. Segundo da Rosa, o lote 8 será disponibilizado em breve.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS