Com ampliação de espaços e previsão de grande público, South Summit Brazil começa amanhã

Evento acontece de 20 a 22 de março, em Porto Alegre

O Rio Grande do Sul e a capital gaúcha estão prontos para receber o maior e mais importante evento de inovação e empreendedorismo da América da Latina. O South Summit Brazil 2024 (SSB) – correalizado pelo governo do Estado – começa na quarta-feira (20/3), no Cais Mauá, em Porto Alegre. A edição deste ano promete superar as anteriores em números e qualidade.

“A inovação está no centro da estratégia de desenvolvimento do governo. Criamos as condições para termos, pelo menos até 2027, o South Summit Brazil como um espaço decisivo para impulsionar o ecossistema, ampliando o fomento às startups e à inovação. O South Summit Brazil é um evento essencial para conectar cada vez mais o Rio Grande do Sul e, principalmente, a sua juventude à nova economia e garantir que tenhamos um futuro mais dinâmico, próspero e sustentável”, afirmou o governador Eduardo Leite.

O evento deve receber 24 mil pessoas – 2 mil a mais que no ano passado – e o Estado marcará presença em dois espaços: o RS Innovation Stage e o Marketplace. O primeiro é o palco oficial do governo gaúcho no evento, sendo dedicado a painéis e debates sobre inovação e avanços tecnológicos e suas relações com outras áreas. A curadoria dos temas abordados fica por conta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

A montagem da estrutura no Cais Mauá começou em fevereiro e segue em ritmo intenso. Neste ano, uma novidade é que o RS Innovation Stage ficará dentro de um dos armazéns, o que significa expansão do espaço e mais conforto ao público.

A área do evento foi ampliada de 25 mil metros quadrados, em 2023, para 38 mil metros quadrados nesta edição. Serão ocupados quatro armazéns (um a mais que no ano passado) e haverá mais áreas cobertas e assentos nos painéis e exposições. Outra alteração importante foi realizada no sistema de climatização dos armazéns. Dutos de ventilação foram instalados em cada prédio, de forma a garantir conforto térmico para as pessoas que desejem acompanhar os painéis e apresentações.

Na programação, está prevista a participação de 600 palestrantes, sendo 125 internacionais. O evento também conta com mais de mil investidores, 140 fundos de investimentos e 7 mil empresas. Mais de 2 mil startups de 80 países se inscreveram para a Competição de Startups de 2024, considerada um dos pontos altos da programação. Dessas, 50 (27 brasileiras e 23 do exterior, de 15 países) foram selecionadas para a final.

“Ampliamos a estrutura, o espaço físico do South Summit em 50%. Além do tamanho maior, também tivemos melhorias em acessibilidade, climatização e espaço para receber o público. Essa é uma semana muito importante para o Rio Grande do Sul, não só por aquecer a economia com a vinda de milhares de turistas, mas especialmente por sediarmos pelo terceiro ano este evento, que nos coloca no mapa global de inovação”, destacou o vice-governador Gabriel Souza .

RS Innovation Stage

O RS Innovation Stage receberá mais de 40 painéis e mais de 160 speakers nos três dias de South Summit Brazil. A programação inclui não apenas discussões sobre temas essenciais em inovação e tecnologia, como startups, ecossistemas e soluções digitais, mas também intersecções com as áreas de saúde, segurança, clima, arte, acessibilidade, agricultura e computação quântica.

O palco do governo do Estado no evento recebeu mais de 200 propostas de temáticas, 150% a mais do que em 2023. A seleção foi feita pelo Conselho Curador, liderado pela Sict.

A titular da Sict, Simone Stülp, comemorou os números alcançados pelo palco do governo até aqui. “Estamos muito empolgados com o sucesso que o RS Innovation Stage já está fazendo. Os números comprovam a importância deste espaço e de todos os debates que vão acontecer lá. O público será contemplado com uma programação muito qualificada durante os três dias. Certamente os temas tratados vão movimentar muito o nosso ecossistema de inovação”, enfatizou.

Marketplace

O Marketplace, onde expositores apresentam seus serviços e produtos, é a área dedicada ao networking, momento em que conexões importantes acontecem e podem gerar novos e promissores negócios para o Rio Grande do Sul. Neste espaço, estarão o estande global do governo, coordenado pela Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado, e estandes dedicados às políticas estaduais de inovação. Haverá, por exemplo, um espaço para o programa Inova RS, mostrando as potencialidades dos oito ecossistemas regionais de inovação gaúchos e de setores estratégicos para o desenvolvimento do Estado.

Ações sociais

O governo promoverá 12 ações sociais, realizadas por meio de ação conjunta de seis pastas, sob a coordenação da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). O objetivo é ampliar o alcance do evento e promover o acesso de grupos diversos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade, mostrando que tecnologia, inovação e empreendedorismo são para todos.

Haverá, por exemplo, competições entre jovens de Centros da Juventude (CJ), rodas de conversa sobre empreendedorismo para mulheres da periferia, criação de horta comunitária, recuperação de equipamentos tecnológicos para doação a comunidades vulneráveis e distribuição de bioabsorventes. O Ônibus Lilás, veículo que presta serviços de forma itinerante, prestará atendimentos a vítimas de violência.

Outra iniciativa já consagrada é o HackaTchê, uma ação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) que propõe um desafio a estudantes da rede estadual de ensino. Neste ano, a maratona passou por reformulações, com o surgimento de uma nova categoria, denominada Robotics, e bateu recordes de inscrições. Na comparação com 2023, o HackaTchê Business, que no ano passado era a única categoria da competição, viu seu número de inscritos pular de 124 para 264.

Preparativos para o South Summit Brazil 

Antes de começar oficialmente, o SSB já marcava presença no interior do Estado. Neste ano, foram realizados dois meetups regionais e mais duas edições especiais do projeto Rotas da Inovação, visando à interiorização do South Summit.

Um meetup foi realizado em Pelotas e outro em Caxias do Sul. O Rotas da Inovação especial aconteceu em Capão da Canoa e em Panambi.

Os encontros serviram para levar o SSB às regiões e promoveram debates sobre inovação junto às necessidades dos ecossistemas locais. Cada cidade também contou com um debate específico sobre as áreas que se destacam no cenário local.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS