CER Atlântico comemora 105 anos de história

Aniversário é neste domingo, dia 20 de setembro

Neste domingo, o Clube Esportivo e Recreativo Atlântico comemora seu aniversário de 105 anos. Fundado em 20 de setembro 1915, como Societá Italiana Di Mutuo Soccorso XX de Setembre, por imigrantes italianos e seus descentes, pioneiros intrépidos que lançaram com suor a semente do bem. São 105 anos de uma história única, centrada em trabalho, caráter e disciplina, que continua sendo edificada pelo empenho e dedicação de cada um: diretorias, colaboradores, associados. Uma trajetória histórica que se confunde com a história de Erechim. Tanto o CER Atlântico como o município têm origens semelhantes que encorajam o trabalho, o desenvolvimento, o conhecimento e a relevância das ações empreendidas.

Hoje, o Clube tem na presidência o casal Reny e Julio Brondani e na diretoria social o casal Lúcia e Jarci Pagliosa. Ao seu lado está um grande número de pessoas que trabalham voluntariamente para dar vida, cor e alma a esse que é um dos maiores clubes sociais, de lazer e esportivos do norte do Estado do Rio Grande do Sul. É essa equipe que, assim como os fundadores que souberam sobreviver, crescer e transformar uma ideia e um sonho numa paixão que transcende o sentimento de todos, hoje constrói, a cada dia, um Clube para todas as idades com atrativos, lazer, diversão, união e fraternidade.

INFRAESTRUTURA

Tendo por finalidade servir como um espaço de encontro e entretenimento para todos os associados e dependentes, o CER Atlântico disponibiliza, em sua sede, diversos espaços destinados ao lazer. Com ampla sede social composta por dois salões de festas onde são realizados grandes eventos como casamentos, formaturas, bailes, solenidades e reuniões atende a todas as necessidades sociais com excelente infraestrutura para os mais variados eventos.

O Atlântico possui o projeto mais completo de esporte e lazer do Alto Uruguai. Com toda a infraestrutura de um grande clube, o CER Atlântico possui área de 23.550 mil m2, playground, parque infantil, piscina olímpica e infantil, piscina térmica, campos de futebol, quadras de tênis abertas e cobertas, paredão de tênis, quadras de beach tennis, ginásio poliesportivo, área de banho de sol, campos de futebol, academia de ginástica e musculação, quadra de vôlei de areia, salão de festas, sauna, churrasqueiras, quiosques, bares, trilha ecológica e muita área verde.

EVENTOS SOCIAIS

O CER Atlântico é um dos clubes mais tradicionais e representativos da região, sendo referência em grandes eventos sociais que levam ao seu Salão Principal grande número de associados e convidados. Dentre essas grandes festas destacam-se os Bailes de Carnaval – adulto e infantil -, a Comenda do Galo, o Baile do Vinho, a Cervejaria do Galo e o grande Baile das Debutantes, que projetam o clube e agregam seus associados, seus amigos e familiares.

FUTSAL LEVA O NOME DO CLUBE PARA ALÉM FRONTEIRAS

O salonismo surgiu de maneira profissional no CER Atlântico, em 1999, com uma equipe representando o Clube no Campeonato Gaúcho de Futsal – Série Bronze. No ano seguinte, ingressou, para não mais sair, na Série Ouro, a primeira divisão do futsal gaúcho. Em 2002, o Atlântico Futsal passava a ser conhecido no cenário nacional, ingressando na Liga Nacional de Futsal, a elite do futsal brasileiro, onde está até hoje. Em 2015, para grande alegria dos erexinenses e de seu corpo diretivo, ergueu a taça de Campeão Mundial de Futsal.

UM POUCO DA HISTÓRIA

A Societá Italiana de Mutuo Soccorso XX de Setembre tinha finalidade assistencial para o associado, uma vez que era uma espécie de pecúlio em que seus membros depositavam mensalmente uma determinada quantia e poderiam dispor de ajuda quando, por motivo de doença, não podiam exercer suas atividades. Se o motivo era o falecimento de um associado, a família recebia o auxílio.

A partir de dezembro de 1929, passou a se chamar Societá Italiana de Mutuo Soccorso Carlo Del Prete, em homenagem ao famoso aviador italiano Carlo Del Prete, por ser protagonista da primeira travessia aérea do oceano Atlântico sem escalas para reabastecer.

Em janeiro de 1934, foram inauguradas canchas de bocha nas dependências, dando, assim, início à fase de sociabilidade e de lazer da sociedade. No mesmo ano, foi construído um palco no salão de festas, para promover o teatro. No local também tinha carteado e bailes.

Como muitos filhos de descentes italianos praticavam o futebol, em 1937 foi fundado o Atlântico Foot Ball Club que, no mesmo ano, viria a se filiar à Societá Italiana, passando as duas entidades a conviverem juntas. Em 23 de outubro de 1938, passa a se chamar Sociedade Recreativa e Beneficente Atlântico. E, em 26 de maio de 1940, acontece a fusão das duas associações, surgindo, então, o Clube Esportivo e Recreativo Atlântico.

Acompanhando as dificuldades financeiras sempre estarão presentes as crises enfrentadas pelas entidades. A superação é o fator que determina sua sobrevivência. A capacidade de adaptação e de recuperação perante os desafios do tempo foram decisivos para a sobrevivência da entidade. Tal qual um camaleão, ela foi se mimetizando, ora trocando de nome, ora diversificando suas atividades, porém nunca abandonou sua essência, qual seja: “Congregar a família”.

A primeira sede social foi inaugurada em 1º de janeiro de 1929. Não só o nome mudou, pois a sociedade evoluiu com o tempo, atendendo as necessidades que foram se apresentando. Assim, do início, que reunia os italianos para cantar suas músicas e beber vinho, foram surgindo as demais atividades, tais como bocha, bolão, teatro amador, salão para bailes e reuniões, futebol e atualmente um Parque Esportivo onde se pode desfrutar as muitas opções de esporte e lazer.

Das conquistas passadas restam as saudosas recordações e das atuais, as destacadas atuações, que colocam o CER Atlântico no cenário esportivo nacional. Parabéns a toda a Família Verde-rubra pelos 105 anos de história e de bravura.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS