Presente em mais de 25 países, Cavaletti transforma crescimento em impacto social em Erechim

O Programa Estúdio Boa Vista recebeu, nesta sexta-feira (12), o diretor da Cavaletti S.A., Mário Cavaletti, que destacou a trajetória da empresa, a importância da Frinape para o desenvolvimento regional e a participação da indústria em ações sociais realizadas no município de Erechim.

Empresa familiar com 53 anos de história, a Cavaletti S.A. conta atualmente com cerca de mil colaboradores e mantém um processo contínuo de crescimento em Erechim. Referência nacional na fabricação de cadeiras para escritório, a empresa exporta seus produtos para 25 países, com forte presença na América Latina, especialmente na Argentina, Chile e Paraguai, além de buscar constantemente novos mercados e oportunidades de expansão.

O Brasil e a Região Sul representam aproximadamente 50% das vendas da empresa. Com histórico de atuação junto à Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Mário Cavaletti acompanha e participa das iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor industrial e comercial do município.

Durante a entrevista, o empresário comentou sobre a proposta de alteração na escala de trabalho em discussão no país. Segundo ele, caso a nova legislação seja aprovada, poderá haver aumento nos custos de produção. “Com menos horas trabalhadas, a produtividade tende a diminuir e, consequentemente, os custos aumentam”, avaliou. Em comparação com outros países que visitou, Cavaletti afirmou que a organização das jornadas de trabalho é um fator importante para o desenvolvimento econômico, citando a China como exemplo.

Mário Cavaletti também destacou os investimentos realizados pela ACCIE na estrutura do Parque da Frinape. Entre as obras em andamento está a adequação do Pavilhão 2, espaço que receberá o desfile de escolha da Rainha da Frinape 2026. O objetivo é ampliar a capacidade do local para aproximadamente 3 mil pessoas, permitindo a realização de eventos de maior porte em Erechim.

Além disso, a entidade trabalha na construção da Arena de Shows, cuja conclusão está prevista para ocorrer até o final da gestão do presidente Darlan Dalla Rosa. Segundo Cavaletti, a ACCIE, entidade centenária, tem acompanhado o crescimento e o desenvolvimento de Erechim ao longo de sua história, promovendo constantes melhorias em sua estrutura.

A participação da Cavaletti em ações sociais também foi um dos temas abordados durante a entrevista. A empresa esteve envolvida na entrega de cestas básicas arrecadadas durante a 5ª Caminhada e Corrida do Sesi Erechim, realizada neste ano. A iniciativa arrecadou aproximadamente 22 toneladas de alimentos, destinadas a 16 entidades assistenciais do município.

“Uma das nossas metas é incentivar essa participação. Uma empresa existe porque há muitas pessoas por trás dela. Esse movimento foi muito gratificante, pois envolveu as indústrias e seus colaboradores, além de promover a saúde. É uma ação que engrandece a cidade perante todo o Estado”, afirmou.

A empresa também contribuiu para a viabilização do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder), criado em 2019. Para Cavaletti, a entidade desempenha um papel importante na construção de projetos que beneficiam a comunidade e fortalecem o desenvolvimento regional.

“Participar dessas iniciativas é muito gratificante. Buscamos contribuir dentro das nossas possibilidades e fortalecer as instituições que trabalham pelo desenvolvimento da sociedade. Quando caminhamos juntos, todos saem fortalecidos”, concluiu.

A entrevista Completa você pode acompanhar através do LINK

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS