Casos ativos de coronavírus voltam a subir

Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, vem monitorando de forma permanente a evolução dos casos ativos de Covid, no âmbito da R16.

Segundo os dados da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM) no dia 27/11 a região apresentou o maior número de casos ativos de contaminação pelo novo coronavírus, com 1.081 casos contabilizados. Mediante uma série de ações de prevenção, enfrentamento e de sensibilização e conscientização da população a curva de casos ativos tomou um desenho descendente, chegando em 11/01 a 200 casos ativos.

Após 18 avaliações consecutivas os indicadores regionais apontaram para uma diminuição do número de casos ativos, numa demonstração que as ações e estratégias produziram seus resultados.

Ontem, 13, o boletim regional estratificou uma mudança no desenho da curva epidemiológica dos casos ativos, passando de 200 para 279, num aumento aproximado de 39%.

Estamos sentindo, provavelmente, os primeiros reflexos dos feriados de final de ano, haja visto que a curva ganhou outro contorno após várias avaliações. “Necessitamos monitorar com muita precisão a evolução do cenário regional, para verificar se o aumento é pontual ou o desenho ascendente vai se manter por um período”, pontua Jackson Arpini, integrante do comitê regional.

Apesar do aumento dos casos ativos a R16 ainda apresenta bons indicadores das taxas de ocupação dos leitos hospitalares, tanto de UTI como leitos clínicos. Atualmente, segundo o último boletim regional, 13/01, as taxas de ocupação estão na ordem de 39,13% para UTI, e 8,51 para leitos clínicos.

Precisamos estar atentos para o momento, para não perder o que conquistamos regionalmente. “Estamos próximos da imunização e nesse período que antecede a campanha nacional as ações de prevenção são fundamentais e decisivas para os indicadores da Covid”.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS