Capital de giro para famílias e empresas, com Tulio Lichtenstein

O TL News desta quarta-feira (17), com o empresário e diretor da Express Soluções Financeiras, Tulio Lichtenstein, foi uma verdadeira “aula” de reorganização, planejamento, linhas de crédito, capital de giro e orientações para pessoa física e jurídica.

Reorganização

A pandemia, acompanhada da alta dos preços mudou o ritmo de vida de muita gente, foi preciso se reorganizar. Um dos segmentos que mais sentiu tais mudanças foram os representantes comerciais. “Antigamente, saiam na segunda-feira para viagem, voltando na quinta ou sexta-feira, se fizessem dois a três clientes na semana, concretizassem uma venda e mantivessem os demais, sentiam-se felizes”, disse Lichtenstein.

Hoje, conforme o empresário a realidade é bem diferente. “Devido ao reflexo da pandemia é preciso reorganização. Hoje o representante precisa sair de casa com horário marcado, agendado, com seu roteiro pronto, para no máximo quarta ou quinta-feira retornar. Além do custo do combustível, tem hospedagem, alimentação e demais despesas”.

Planejamento da empresa e família

Tulio Lichtenstein ainda comentou que muitos pensam que capital de giro é só para empresas. “Dentro da nossa casa e família existe algo muito importante, o período de recebimento dos rendimentos mensais e o período de pagamentos das despesas que compõe o dia-a-dia. Muitas vezes, as contas vencem antes de receber o salário. Por isso, se vê cada vez mais pessoas assalariadas ou profissionais liberais, fazendo horas extras, turnos extras, não folgando para ter uma receita maior”, relatou.

Lichtenstein salientou que dentro dos nossos ganhos temos que aprender a fazer uma reserva, para não cair em linhas de crédito, endividamento, virar uma bola de neve e depois não conseguir dar a volta. “É preciso ter nosso próprio capital de giro, reserva financeira de 20 a 30% do rendimento mensal. Hoje, falar desses percentuais parece arrojado, pois sabemos que o custo de vida aumentou muito e os ganhos não acompanharam, mas o ideal num cenário estabilizado seria isso para ter uma vida financeira saudável”.

Para os empresários vale a mesma dica – planejamento. “Percebemos no mercado pessoas cheias de ideias e coragem, com espírito empreendedor. Mas para a empresa não ser passageira é preciso planejar, dependendo o tamanho do negócio é preciso um estudo de no mínimo 12 meses ou mais. É necessário identificar se a região tem cultura para aceitar o produto, conhecer a concorrência, competividade frente ao mercado, é preciso tempo de planejamento e maturidade para saber o momento certo de implantar e tornar o negócio duradouro”, orientou.

Linhas de crédito

O mercado financeiro nunca teve tantas linhas de crédito disponíveis na mão de empresários ou pessoa física como atualmente. Mas para tomar uma linha de crédito é preciso novamente planejamento, segundo Tulio Lichtenstein. “É fundamental analisar se este novo custo cabe na sua receita, sem esquecer os custos normais do dia-a-dia. Minha dica é quando for buscar uma linha de crédito que seja para inovação dentro da sua empresa, não pegar recurso para tapar outros furos”, finalizou.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS