Bispos e padres da Diocese de Erechim iniciam curso anual de formação permanente

Na tarde desta segunda-feira, Dom José, Dom Girônimo e os padres da Diocese de Erexim iniciaram seu curso anual de formação permanente no Seminário de Fátima, que se estende até esta quarta-feira ao meio dia. Com assessoria de Daniel Seidel, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, de Brasília, refletem sobre o Ano Nacional do Laicato.

Iniciando os trabalhos do curso, o assessor propôs quatro questões para trabalho de grupo e plenário: sinais de vida e sinais de morte na realidade do povo de nossas Paróquias; como tem sido a participação dos cristãos leigos e leigas na sociedade? Como é a participação dos cristãos leigos e leigas na Igreja? O que se gostaria de aprofundar sobre o Ano Nacional do Laicato.

Depois da síntese dos relatores dos grupos, o assessor lembrou os objetivos e legados do Ano Nacional do Laicato para o âmbito da sociedade e para o âmbito da Igreja. Para o âmbito da sociedade, ele propõe promover mecanismos de participação popular para o fortalecimento do controle social e da gestão participativa através de Conselhos de Diretos, Grupos de Acompanhamento ao Legislativo, Iniciativas Populares, Audiências, Referendos, Plebiscitos, entre outros. Também mobilizar a sociedade brasileira para a realização da auditoria cidadã da dívida pública. Para o âmbito da Igreja, criar programas de formação de ministérios leigos de coordenação e animação de comunidades, pastorais e movimentos; fortalecer a articulação das redes de comunidades; criar e/ou fortalecer os Conselhos Regionais e Diocesanos de cristãos leigos e leigas.

O assessor abordará aspectos da conjuntura sociopolítica e eclesial, visão eclesiológica do cristão leigo, conforme o Concílio Vaticano II e o Papa Francisco, participação do leigo na sociedade e na Igreja.

Carlos Daniel Del Santo Seidel: Nasceu no dia 20 de março de 1967, em Colatina, ES. É leigo, casado, pai de duas filhas e três filhos adotados, sendo que um deles já lhe deu um neto. Fez curso de contabilidade, tem mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, pós-graduação em Psicodrama e pós em planejamento estratégico de Políticas Públicas pela Universidade de Campinas. É professor da Universidade Católica de Brasília. Foi Secretário de Estado do Distrito Federal de Assistência Social e Segurança Alimentar. É Servidor de Carreira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Integrou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que coletou mais de um milhão e setecentas mil assinaturas para a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Iniciou sua caminhada na Igreja nas Comunidades Eclesiais de Base e na Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Vitória, ES. Desde o ano 2000, é membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB. Contribui nas análises de conjuntura e faz parte da Comissão Especial da CNBB para o Ano do Laicato.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS