Assami completa 74 anos e recebe abraço das crianças da Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina

Desde que surgiu, a Entidade mantém um firme compromisso com a infância e suas famílias

A Associação de Amparo à Maternidade e Infância – Assami – recebeu, na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro, um grande abraço das crianças que frequentam as turmas de Pré 1 e Pré 2 da Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina. Mais de 200 crianças deram um grande abraço no prédio onde funciona a Sede Administrativa da Entidade, localizada na Rua Machado de Assis, pela passagem dos 74 anos de existência dedicados à assistência e promoção social e à educação infantil. Elas também levaram mudas de flores de presente, que plantaram em frente ao prédio.

As crianças foram acompanhadas pela diretora das unidades escolares da Assami, Susana Opitz, e pelas professoras e auxiliares das turmas, e entregaram ao diretor executivo, Luiz Fernando Opitz, um cartão feito por elas.

A Assami é uma entidade de direito privado, de caráter assistencial e educacional, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, aplicando suas rendas, seus recursos e eventual resultado operacional integralmente no território nacional, na manutenção e no desenvolvimento de seus objetivos. Declarada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal com Certificado de Entidade Beneficente – CEBAS, pelo Ministério da Educação.

A entidade foi fundada em 17 de outubro de 1943 por mulheres representativas da sociedade erechinense, autoridades e pessoas da comunidade. A entidade foi responsável pela criação da primeira creche no município de Erechim para atender filhos de mulheres trabalhadoras, representando um espaço para abrigar menores carentes: a Escola Infantil Tia Gelsumina, que foi fundada no dia 12 de outubro de 1980.

Atualmente, conta com duas unidades escolares: a Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina e a Creche Mãezinha do Céu. Tem, ainda, uma unidade assistencial, o Núcleo de Desenvolvimento Social da Família, localizado em um dos bairros mais carentes e populosos do Município, o Bairro Progresso, com capacidade para atender 150 famílias vulnerabilizadas pessoal e socialmente.

Neste local, o grande diferencial é estar em funcionamento uma Incubadora Social, onde as mulheres têm a sua disposição um Salão de Beleza – o Espaço Mulher – onde elas prestam atendimento, após passarem por capacitação oferecida pela Assami, às suas clientes, inclusive à noite e nos sábados à tarde.

Em sua estrutura organizacional, na Sede Administrativa ainda mantém uma Cozinha Industrial, onde são preparadas mais de 1.600 refeições por dia, uma Horta Comunitária, um Favo Educativo (brinquedoteca), um parque infantil com quiosque.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS