As bicadas da semana

# Há poucos dias passei pela comunidade de São Luiz, Lageado Paca, e vi uma cena que dá a dimensão do descaso com as crianças que residem no meio rural e que deixa qualquer um preocupado. Nesta comunidade está sendo demolida uma escola por onde passaram muitos filhos de agricultores em suas séries iniciais de estudos. Os alunos agora estão sendo levados para o centro de Erechim e com isso acabam criando uma cultura voltada para o perímetro urbano e não para o meio rural. Cada escola fechada ou demolida no meio rural significa a entrada de dezenas de jovens nas estatísticas do êxodo rural. Esta é uma triste realidade que vivemos no Rio Grande do Sul, é mais fácil demolir uma escola, pensando na economia momentânea, do que perceber que isso, ao longo dos anos, custará caro para os municípios, estado e Brasil. Não consigo entender porque os técnicos em educação não desenvolvem um projeto para incentivar as escolas no meio rural, buscando manter nas crianças o gosto pelo trato com o campo.

 

# O vereador Ilgue Rossetto, do PV, em breve deve anunciar a filiação de um peso pesado em seu partido. Segundo o vereador, esta deverá ser a primeira filiação de peso para as eleições municipais de 2020. Se o fato se confirmar, o Partido Verde começa a verdejar seu campo e vai ter gente querendo cortar o caminho para se eleger vereador, se forem mantidas as atuais regras eleitorais.

 

# Importante funcionário de uma agência bancária garante que a inadimplência de pessoas jurídicas em nossa cidade é assustadora. Segundo ele, funcionários do banco estão mais concentrados em cobrar os inadimplentes do em que buscar novos clientes. Recentemente uma empresa atacadista fez cadastro de mais de 50 empresas de Erechim, para posteriormente começar vender para as mesmas, destas, 36 tinham restrições de crédito. Essa é uma triste realidade das pequenas e médias empresas de nossa cidade.

 

# Neste mês de outubro deveremos ter uma eleição acirrada no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário do Alto Uruguai Ltda. Concorrem três chapas. A Chapa 1 é da situação com Gerson Luis Klosinskie o vice Leandro Homa concorrendo a reeleição; A Chapa 2 vem com Valdir de Aguiar, tendo como vice o ex-presidente José Celso Machado; Na Chapa 3, concorre como presidente Adalberto Agnolin  e como vice, Edenor Mazzutti. A eleição acontece entre os dias18 e 19 de outubro e a campanha deverá ocorrer com muitas polêmicas e acusações. Segundo meu passarinho, esta eleição tem tudo para parar na justiça. De um lado a atual direção e do outro o ex-presidente José Machado, ligado a CUT.

 

# Minha mãe, dona Angelina, dizia “para que as coisas mudem, tem que mudar o retrato”, quando alguma coisa não ia bem em algum local ou entidade. Isso pode servir para o governo de Luiz Francisco Schmidt e Marcos Lando. Vão ter que mudar o “retrato” tirado no início de 2017.

 

# Boa a iniciativa do governo Schmidt em fazer uma enquete para saber o que a população pensa sobre adotar o turno único. Com isso poderemos ter a verdadeira dimensão do que pensa a comunidade de Erechim. Segundo o secretário da Fazenda, Roberto Fabiane, para votar, as pessoas devem levar o título de eleitor ou CPF, o que garantirá apenas um voto por cidadão. Mas acredito que não faltarão “espertinhos” pedindo emprestado o título ou CPF de amigos ou parentes para garantir mais votos. Aliás, um ouvinte da Rádio Cultura, que acompanhava o anúncio do secretário, afirmou que iria pegar o número do documento de toda a família para votar favorável ao turno único.

 

# Há poucos dias realizamos entrevista na TV com o advogado tributarista, Valdecir Moscheta, e o mesmo foi taxativo quando questionado sobre a promessa de candidatos que diziam, iriam baixar o valor do IPTU: “fazer este tipo de promessa durante uma campanha é irresponsabilidade ou falta de conhecimento da Legislação. Agora, o prefeito pode rever a planta de valores dos imóveis”. Sabendo que durante a campanha eleitoral do ano passado havia candidatos a prefeito e vereador prometendo redução do IPTU, o que seria? Uma promessa irresponsável ou falta de conhecimento?

 

# Segundo meu passarinho, mais um ex-prefeito da região Alto Uruguai pode vir a concorrer por uma vaga na Assembleia Legislativa. O passarinho não quis revelar o nome e nem o partido a que ele pertence, apenas deu a dica sobre qual sigla pode vir a integrar, o PPS, da deputada Any Ortiz. De qualquer maneira, está fazendo uma boa escolha se sonha chegar à Assembleia Legislativa tendo a concorrência de grandes caciques.

 

Egidio Lazzarotto / JBV Online

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS