Aprovada moção da vereadora Angela Trierveiler em repúdio à desvalorização do salário mínimo no Rio Grande do Sul

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na segunda-feira (9), os parlamentares aprovaram a moção de autoria da vereadora Angela Trierveiler (PCdoB) em repúdio à desvalorização do salário mínimo no Rio Grande do Sul. Após a aprovação, o documento foi enviado ao governador do RS, Eduardo Leite, e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza.

Por se tratar de um importante instrumento que auxilia no equilíbrio social e no desenvolvimento das economias locais, a parlamentar vê com preocupação o que considera a desvalorização destes pisos salariais regionais, já que os mesmos não tiveram reajuste em 2020 e, em 2021, o governo do estado propôs – via projeto de lei ainda a ser debatido e votado – um reajuste de apenas 2,75%. “É necessário que seja construída uma proposta de reajuste que minimamente reponha a inflação do período, contemplando o que não foi concedido no ano anterior e a inflação acumulada para fevereiro deste ano”, afirma, frisando que o reajuste do custo da cesta básica atingiu 32,5% somente nos últimos dois anos, segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Angela considera de importância fundamental que o salário mínimo regional seja devidamente valorizado, já que mais de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras gaúchos dependem deste recurso para o sustento. “Valorizar o salário mínimo regional é apostar na valorização do trabalho que, junto a um projeto de desenvolvimento que priorize os setores produtivos e maior apoio a pequena e média empresa, permitirá à economia do estado construir as condições básicas para gerar mais empregos e recolocar o Rio Grande nos trilhos do desenvolvimento”, completa a vereadora.

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS