Animais de Paulo Bento e Erechim conquistam título de Grande Campeã na Fenagro

Premiação das novilhas Tonello da Emater e Abrão Safro com os premiados

Dentro da programação da Frinape 2018 – Feira Regional, Industrial e de Agropecuária de Erechim – aconteceu a Feira Nacional do Agronegócio (Fenagro), um dos espaços em que a Emater/RS-Ascar também esteve envolvida. A atividade leiteira é um dos focos da Extensão Rural desenvolvida com a agricultura familiar da região do Alto Uruguai. Na sexta-feira (16/11) foi realizada a exposição e julgamento de gado leiteiro das raças Jersey e Holandês.

O julgamento de pista foi feito pelo presidente do Colégio de Jurados da Raça Holandesa do Brasil, Enedi Zanchet, e acompanhado pelo coordenador da Fenagro, Abrão Safro. Também prestigiaram o julgamento produtores, empresas expositoras e público em geral. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello, acompanhou o evento.

Na raça Jersey, o título de Grande Campeã foi para o animal do expositor Flavio Fabian, de Paulo Bento, e a Reservada foi para o animal do produtor Augusto Forati, de São Valentim. O terceiro lugar foi conquistado pela vaca do expositor Sergio Coguetto, de Jacutinga.

Na raça Holandesa, o titulo de Grande Campeã foi para o animal da empresa expositora Agropecuária Escana, de Erechim, que também levou o troféu de Melhor Exemplar da Feira, muito comemorado pela equipe.  A premiação de Reservada foi para a vaca do expositor João Bresolin, de Erebango, que também conquistou o terceiro lugar na categoria. Os animais vitoriosos receberam as escarapelas (também conhecidas como rosetas) e o Troféu Cem Anos de Erechim. Houve, ainda, exposição da raça Gir Leiteiro, mas sem a participação no concurso.

Na área dos equinos, também na sexta-feira (16/11), houve julgamento dos cavalos da raça crioulo. A Fenagro também sediou, no dia 10 de novembro, o 1º Remate de Gado de Corte, que contou mais de 300 animais inscritos.

O pavilhão de exposição de animais tem mil metros quadrados com exposição, ainda, de ovinos e caprinos.  O espaço abriga expositores que atuam na área de tecnologias de plantio, preparo de solos, variedades de cultivares, insumos agrícolas, máquinas e equipamentos para agricultura de precisão. Também tecnologias com animais, qualidade e produtividade, genética, nutrição, manejos e morfologia.  A Fenagro reúne ainda instituições de pesquisa, espaço para exposição morfológica de cavalo crioulo, exposição e comercialização de ovinos e caprinos, além de eventos técnicos.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS