Ale Dal Zotto sugere ao Executivo que UBSs tenham intérprete de Libras

Reconhecida como meio de comunicação e expressão, a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é amplamente usada pelos surdos do país. Como forma de tornar o acesso aos serviços públicos ainda mais inclusivos, o vereador Ale Dal Zotto (PSB) solicitou ao Poder Executivo, por meio de um pedido de providências (nº 521/2019), que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Erechim contem com intérprete de Libras, a fim de melhor atender pacientes com deficiência auditiva.

“Constatamos que, em geral, os atendimentos públicos na área da saúde em nosso município não contemplam as pessoas surdos, tornando muito difícil a comunicação entre médico e paciente e ocasionando em problemas de atendimento e até mesmo de diagnóstico”, observa o parlamentar, ressaltando que a Prefeitura poderia viabilizar a contratação de um profissional específico de diversas formas. “O governo municipal pode firmar convênios com as universidades, institutos e entidades locais que já desenvolvem e trabalham com Libras, buscando os profissionais habilitados para desenvolverem seu trabalho junto às UBSs e de alunos como forma de estágio e complemento curricular”, afirma Dal Zotto.

O vereador reforça, ainda, que a medida sugerida pode ser iniciada na UBS do Centro, e posteriormente se estender às demais conforme a demanda. Após a leitura na sessão, o pedido foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS