Ação conjunta para a revitalização da Praça do Imigrante
O Município, através de uma parceria entre as Pastas de Obras, Meio Ambiente e Cultura, Esporte e Turismo, poderá agilizar a restauração da Praça do Imigrante que há muitos anos vem enfrentando a ação de vândalos que danificam os bustos colocados naquele local com pinturas, pichações, quebra e, em alguns casos, acabam roubando o mesmo, fato este que acaba gerando revolta da população, especialmente historiadores ou entidades ligadas a cultura do município, a exemplo da Sociedade Rui Barbosa e Grupos Poloneses de Erechim.
Solicitação para a melhoria junto a Pasta da Cultura foi feita através de ofício da Sociedade Rui Barbosa ao secretário da Cultura, Leandro Basso, momento em que buscam a restauração dos bustos e reposição do que se refere a Adam Cichocki, roubado pela segunda vez. O segundo foi doado pela família do homenageado.
Representantes da entidade ressaltam que seguidamente o município recebe a visita de visitantes vindos da Polônia ou de outros países que buscam, junto as praças locais, conhecer um pouco da história da colonização de Erechim e seus pioneiros, em especial sobre as famílias que atravessaram o oceano e vieram fazer história em território brasileiro.
A praça, reforçam, é indispensável no roteiro, como deve ser ponto de referência para estudantes e pesquisadores. “Parece-nos necessário quando do encerramento das atividades do centenário do município”.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Basso, somente nos últimos cinco anos já houve a restauração da praça em duas oportunidades, mas o município sofre constantemente com as ações dos vândalos nos mais diferentes pontos da cidade. “Não somente a Praça do Imigrante, mas vários monumentos e bustos acabaram sendo danificados por vândalos, o que em muito nos entristece, pois recebemos visitantes que acabam se deparando com esta triste realidade. Uma de nossas maiores preocupações junto a Pasta, desde que assumimos, é dar a atenção máxima para a nossa memória cultural e histórica, especialmente no que se refere ao restauro e recuperação de nosso patrimônio. Erechim busca projetar-se como rota turística, portanto, deve preservar sua própria história”, pontua.
Estiveram no local, na tarde desta quinta-feira, 28, Wanda e Milton Groch, da Sociedade Polonesa, juntamente com a equipe do Arquivo Histórico, Turismo e Cultura do município.