Acadêmicos de Engenharia Civil da URI realizam “Desafio de Taludes”

Desenvolver atividades práticas, simulando a realidade profissional, é uma das ações desenvolvidas ao longo da graduação do Curso de Engenharia Civil da URI. As iniciativas são frequentes e visam preparar o aluno, futuro engenheiro, para desenvolver com mais competência as suas habilidades.

Uma das ações desenvolvidas aconteceu no último dia 31 de maio, quando foi posto em prática o “Desafio de Taludes”, atividade essa que envolve conhecimentos geotécnicos adquiridos nas disciplinas de Obras de Terra e Mecânica dos Solos.

A competição consistiu na simulação de um talude com a técnica de contenção em terra armada, visando a economia de material, menor tempo de construção e resistência. O desafio objetivou reduzir a distância entre a teoria e a prática nas disciplinas de Geotecnia.

Para desenvolver a atividade os alunos passaram por etapas que foram desde ensaios em laboratório, dimensionamento, confecção e, por fim, a ruptura dos taludes.

A atividade visou a construção de modelos reduzidos como forma de contemplar a interdisciplinaridade do conhecimento e estimular a aprendizagem dos estudantes, através da abordagem pró-ativa de aplicação das teorias adquiridas no Curso.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS