Abertura da SIPAT da URI alerta para a importância da doação de órgãos

Doar órgãos é doar vida. Essa foi a mensagem repassada na tarde desta segunda-feira, 04, durante abertura da VX SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da URI Erechim. A abordagem sobre o assunto foi feita pela equipe do Hospital Santa Terezinha, representada pela gerente de serviços cirúrgicos, Marlize Peron; pela gerente de serviços da UTI, Tatiana Bernardi; e pela gerente do Centro de Diagnóstico por Imagem e Clínicas, Franciele Rezende.

        Elas apresentaram a equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistente social, que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), salientando a importância da participação de cada profissional do processo de doação e transplante. Também apresentaram as ações desenvolvidas pelo Hospital em toda a região, de modo a promover a conscientização sobre a importância do assunto.

        De acordo com Marlize, mais de 30 mil pessoas esperam por um órgão no Brasil. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos. A retirada dos órgãos é feita somente após a confirmação da morte encefálica do doador, a partir de um rigoroso protocolo.

 

        Elas encerraram a fala com um vídeo sobre a conscientização da doação de órgãos, estrelado pela atriz Narjara Turetta, gravado no Hospital Santa Terezinha. E orientaram sobre a importância de que cada pessoa informe à sua família que é doador de órgãos.

        O Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, professor Adilson Stankiewicz, lembrou a importância de fazer uma pausa e refletir sobre questões que estão tão presentes no nosso cotidiano, como é o caso da doação de órgãos.

        A SIPAT segue com a programação até a próxima sexta-feira, 08. Ao longo da semana, assuntos como inclusão, autoestima, prevenção do câncer de mama e próstata e manuseio com produtos químicos serão abordados. Ainda, os Cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Técnico em Enfermagem vão realizar, na tarde de quinta-feira, a tradicional Tenda da Saúde, um espaço através do qual os funcionários e professores vão receber orientações sobre cuidados integrados.

 

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS