Aberta Votação da Consulta Popular 2021
São três as opções de voto que podem ser escolhidas até 30 de novembro
A partir desta segunda-feira (22/11), interessados em participar da Consulta Popular poderão votar virtualmente, por meio do aplicativo Colab ou clicando aqui. A votação se encerra em 30 de novembro.
Instituída em 1998 pelo governo do Estado, a consulta permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). A verba é distribuída de acordo critérios como população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
Seja pelo aplicativo ou pela web, é necessário fazer login pelo Colab – quem ainda não se cadastrou, precisa criar uma conta. É recomendável, antes de iniciar a pesquisa, ter em mãos o CPF e o título de eleitor. Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.
Neste ano, em sua primeira fase, a Consulta Popular recebeu cerca de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.
As três opções de votos para Erechim e região são as seguintes:
1- Consolidar o turismo e seus produtos, bem como sua comercialização, na Região Turística Termas e Lagos (na abrangencia do CREDENOR / AMAU), com a implantação do “Programa de Consolidação do Turismo na Região Turística Termas e Lagos”;
2- Aquisição de máquinas e implementos de patrulhas agrícolas para auxílio dos agricultores, contemplando os 32 municípios da Região Norte;
3- Aquisição de máquina vibro acabadora e / ou equipamentos para implementação de usina asfáltica consorciada por intermédio do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai – CIRAU, Região de abrangência do CREDENOR, para pavimentação urbana das cidades da região.