“A tabela SUS está defasada, mas ninguém está morrendo de fome” afirma prefeito sobre suspensão de cirurgias

Cirurgias eletivas foram suspensas pelos médicos que reivindicam cerca de 30% de aumento

A suspensão temporária das cirurgias eletivas no Hospital Santa Terezinha foi pauta do Café com o prefeito na manhã desta sexta-feira, 29, na Rádio Cultura.

As cirurgias eletivas na área da clínica geral que já se acumulavam devido a pandemia, voltaram a ficar represadas devido a solicitação de um aumento de cerca de 30% solicitado pela equipe médica responsável pelos procedimentos. O prefeito Paulo Polis deu um ultimato aos médicos, que se não aceitarem os valores pagos, deverão ser substituídos por equipes de fora do município. Contatos nesse sentido já estão sendo realizados com pelo menos duas equipes de outras cidades que poderão assumir o trabalho no hospital.

Eu volto a reforçar: não é o que o Santa pode fazer por mim, é o que eu posso fazer pelo Santa e pela saúde pública da região. Eu sei que a tabela do SUS está defasada, mas ninguém está morrendo de fome, não estamos pagando um valor extremamente baixo. Pagamos um valor que é possível dentro do orçamento do Santa”.

Paulo Polis afirmou que quer manter os serviços com os médicos da cidade, mas que não tem como garantir os valores solicitados pelo grupo médico. Segundo o prefeito os contatos com duas equipes de fora já foram iniciados.

As conversas são permanentes com os médicos. Nós estabelecemos um limite, se até o início da semana não for resolvido nós vamos para o plano B que é abrir para outros grupos e isso não é blefe”.

Polis explicou que muitas pessoas estão buscando a realização dos procedimentos de forma particular. “A coisa tem que ser transparente, o pessoal está fazendo a cirurgia particular que aí se cobra duas ou três vezes mais e é o que muitos médicos querem. Eu não posso esperar mais, e não é que não quero pagar mais, é que não temos orçamento”, disse Polis.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS