Tribunal do Júri absolve acusados de matar jovem em Benjamin Constant do Sul

Após três dias de julgamento, os seis acusados do assassinato do jovem Nathan Cozer Hochmann, de 21 anos, foram absolvidos pelo Tribunal do Júri. A decisão foi tomada pela votação dos jurados, todos de Passo Fundo, sendo compostos por sete pessoas. O crime ocorreu em 2018 durante uma sequência de conflitos indígenas em Benjamim Constant do Sul. Na ocasião o prefeito da cidade supostamente foi preso na cadeia indígena e relatou agressões e tortura. O prefeito era tio da vítima e teria ido até a área indígena após o sobrinho ter sido morto em uma emboscada na estrada.

Segundo relatos da família, na época feito para a Uirapuru, o jovem, que morava com os pais saiu para comer uma pizza com os amigos. Eles foram até a cidade de Faxinalzinho, município vizinho, onde ficaram por quase uma hora. Por volta das 21h30, pegaram a estrada de volta e foram surpreendidos, segundo o pai de Nathan, por uma emboscada.

O pai relatou que “os índios cercaram eles com três carros e quando chegaram perto, colocaram a arma pra fora e atiraram. O pai Vitalino Hochmann disse ainda  que o filho tentou se abaixar, mas o tiro pegou nele pelas costas”. Assustado e sem entender o que estava acontecendo, o motorista perdeu o controle da direção e o carro capotou. Também conforme ele, o amigo do filho se jogou na capoeira e os índios saíram atrás, atirando. Quando os atiradores olharam dentro do carro e perceberam que haviam matado a pessoa errada, desistiram de investir contra a outra vítima e abandonaram o local.

Dias depois um grupo acusado foi preso e o julgamento aconteceu então em Passo Fundo, encerrando com a absolvição de todos. Cabe recurso.

O júri aconteceu na IMED pelo motivo do Foro Criminal de Passo Fundo passar por obras. Na defesa dos indígenas atuaram o advogado Roque Letti e sua banca. Na acusação atuou a promotora do Ministério Público Federal Daniela Citta. A juíza do caso foi a Dra. Priscila Pinto de Azevedo.

 

Fonte: Rádio Uirapuru

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS