Erechim entre as finalistas – MS e OPAS indicam 167 experiências para nova fase do Prêmio APSForte no SUS

O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, divulgou o resultado da 1ª etapa de avaliação das práticas habilitadas do Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde.

 São 167 práticas divididas em quatro eixos temáticos, que se destacaram entre 1.151 relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo país.

Erechim, através da Secretaria de Saúde, está entre as finalistas no eixo temático “Integração da APS com o território”, com o trabalho Território Único – (Re)integração dos Territórios e a Integralidade do Cuidado na APS de Erechim.

“As experiências selecionadas representam um conjunto de ações e diretrizes preconizadas pelas políticas nacionais no âmbito da APS com um olhar para a integralidade no cuidado. Desenvolvidas por grandes e pequenos municípios, as experiências escolhidas têm alto potencial de replicabilidade e respondem de forma inovadora aos desafios cotidianos em saúde vivenciados no SUS”, explica a consultora da OPAS, Iasmine Ventura. “As experiências refletem uma APS forte e resolutiva e sinalizam para os gestores alternativas para avançar na implementação da política de saúde”, pontua Ventura.

A 2ª etapa do Prêmio será a seleção das experiências semifinalistas, sendo três por eixo temático, escolhidas dentre as 167 práticas, por consenso da comissão organizadora composta por consultores do Ministério da Saúde, do Conass, do Conasems, da OPAS e especialistas convidados. A divulgação está prevista para o dia 7 de março, nos sites da APS e APS Redes-Portal da Inovação.

Intercâmbio de conhecimento

Durante o mês de março, também será possível acompanhar as lives promovidas pela iniciativa no canal do YouTube Portal da Inovação na Gestão do SUS, sempre às 17h, em que autores de relatos selecionados na 1ª etapa serão convidados a compartilhar o aprendizado com profissionais da área, a fim de inspirar e ajudar na construção de uma APS mais resolutiva.

Ao todo, serão quatro transmissões, uma para cada eixo temático da premiação, realizadas pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) nos dias 10, 17, 24 e 31/3. Por fim, a cerimônia de premiação, com a presença dos finalistas, está prevista para o dia 7 de abril no auditório da Opas em Brasília (DF), sendo os vencedores indicados no momento do evento.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS