Diocese de Erexim acolhe relíquia de jovem evangelizador na Internet

Presidindo missa às 18h30 na festa da Apresentação do Senhor, neste dia 02 de fevereiro, no Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima, Dom Adimir Antonio Mazali abençoou velas e entronizou solenemente a relíquia do jovem beato Carlo Acutis, considerado evangelizador na Internet. Após a missa, em procissão, com expressivo número de participantes, a relíquia foi transladada para a igreja São Cristóvão do Bairro do mesmo nome, onde permanecerá exposta para veneração dos fiéis.

A missa foi concelebrada pelo Pe. Anderson Faenello em Curso na Academia Eclesiástica em Roma de férias na região, pelo Pe. Santo Pelisser, de Cascavel em visita a Dom Adimir, e Pe. Antonio Valentini Neto, assessor de comunicação da Diocese, com a participação dos diáconos Leonardo Fávero e Jacir Lichinski, Pe. Lucas André Stein de mestre de cerimônias, acólitos e coroinhas.

No início da missa, na porta do Santuário, Dom Adimir abençoou as velas que os fiéis portavam e seguiu em procissão ao altar. Pe. Anderson, que trouxe a relíquia do Beato Carlo Acutis de Assis na Itália, onde seu corpo foi sepultado, a colocou em lugar de destaque ao lado do altar.

Falando aos participantes da celebração, Dom Adimir ressaltou o Dia da Vida Consagrada, celebrado há 26 anos na festa da Apresentação do Senhor, manifestando gratidão a todos os religiosos e religiosas pelo seu sim a Deus. Destacou o sentido da festa, na qual o Menino Jesus, ao ser apresentado no Templo de Jerusalém por Maria e José foi saudado como luz das nações pelo idoso Simeão e acolhido também pela profetiza Ana, igualmente de idade avançada. Simeão proclamou-se feliz porque Deus lhe deu a graça de ver o Salvador prometido antes de sua morte. A festa iniciou no século IV e, por ser celebrada com a procissão das velas lembrando Cristo Luz das nações, é também chamada de festa das candeias ou da Candelária. Dom Adimir destacou que todo cristão deve ser luz e irradiar a luz de Cristo, tornar-se luz. Para isto, deve viver atitudes de fidelidade a Deus, de generosidade com todos, de solicitude com os mais necessitados. Só é luz quem tem Cristo em sua vida, a exemplo do jovem beato Carlo Acutis. Ele nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 3 de maio de 1991. Alguns meses depois, seus pais se transferiam para Milão, Itália, seu país de origem. Em sua adolescência, foi diagnosticado com leucemia. De profunda fé, declarou: ofereço todo o meu sofrimento ao Senhor pelo Papa e pela Igreja. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos e cinco meses. Seu processo de canonização foi iniciado em 2013. Foi declarado beato em 10 de outubro de 2018. É considerado apóstolo na Internet. Cultivou imenso amor à Eucaristia, considerando-a autoestrada, via muito rápida para o céu, devoção a Nossa Senhora e grande amor aos pobres. O milagre que possibilitou sua beatificação aconteceu na Paróquia São Sebastião, da Arquidiocese de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde um menino foi curado. Ele sofria o drama do pâncreas anular, anomalia congênita rara. Dom Adimir exortou a todos a imitar o jovem beato e desejou que a relíquia dele na Diocese de Erexim seja motivação para todos buscarem a santidade, de modo especial para jovens e adolescentes.

 

A procissão para a igreja São Cristóvão

e a entronização da relíquia nela

Concluída a missa no Santuário, Dom Adimir, carregando a relíquia do jovem beato Carlo Acutis, os padres, os diáconos e grande parte de seus participantes seguiram em procissão até a igreja São Cristóvão, onde diversas pessoas a aguardavam.

Lá a relíquia foi colocada diante do altar para a veneração de todos. Pe. Anderson fez empolgada reflexão, narrando como conseguiu a relíquia em Assis, Itália, onde esteve em retiro com o grupo da Academia Eclesiástica. O corpo do beato foi lá sepultado por seu pedido em vista de sua grande devoção a São Francisco de Assis. O padre destacou aspectos da vida de Carlo Acutis, em parte referidos por Dom Adimir: seu amor à Eucaristia que considerava o caminho rápido para o céu; sua caridade, com especial amor aos pobres; sua devoção a Nossa Senhora, especialmente nas invocações de Fátima e de Lourdes; sua confiança em Deus, oferecendo-lhe seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja. Motivou a todos a confiar ao jovem beato os jovens, os adolescentes, as famílias e a imitá-lo em suas virtudes.

Depois de minutos em veneração silenciosa, Dom Adimir conduziu a relíquia a seu lugar previamente preparado perto da porta de entrada da igreja

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS