Semana marcada pelas Pré-Conferências de Assistência Social

As atividades aconteceram na Secretaria de Assistência Social, nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS)

A semana foi marcada pelas Pré-Conferências de Assistência Social, que foram divididas em sete edições. Desde segunda-feira (12), as atividades aconteceram na Secretaria de Assistência Social, nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A última pré-conferência será realiza na quarta-feira (21).

A ação desenvolvida pelo Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS e pela Secretaria de Assistência Social de Erechim, também segue o tema proposto nacionalmente, “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção”. Confira os eixos de discussões:

Eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos en­tes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo 3: Controle social – o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Eixo 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e prote­ção social.

Eixo 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

As propostas formuladas nas pré-conferências serão apresentadas na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Erechim, que será realizada no dia 27 de julho, às 8h30 na Câmara de Vereadores, com transmissão ao vivo através do canal do Youtube da TV Câmara Erechim, com retransmissão do canal do Youtube e Facebook da Prefeitura de Erechim. Todas pessoas e delegados que acompanharem a transmissão poderão participar com poder de voto, se manifestando através do chat onde estiverem logados, se identificando nos comentários.

Conforme a presidente do COMAS, Marli Estela Vasconcelos, os trabalhos estão sendo bastante produtivos. “A participação de todos é fundamental para que através das propostas apresentadas, possamos alcançar os objetivos e contribuir para a melhoria da política de assistência social”, explica.

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, destacou a importância da discussão da comunidade para fortalecer os serviços que são oferecidos pela pasta. “Conseguimos reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição e continuidade para a sociedade brasileira”, finaliza.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS