Rádio Cultura inicia programação especial em comemoração ao mês do cooperativismo

A Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista iniciaram nesta sexta-feira, 02, uma programação especial em comemoração ao mês do cooperativismo. Como pontapé inicial da comemoração a Rádio Cultura, de forma híbrida reuniu representantes das principais cooperativas da região que participaram do Estúdio Boa Vista e destacaram a importância das cooperativas para a economia.

Na abertura do debate o presidente do Sicredi UniEstados Adelar Parmeggiani afirmou que o faturamento das cooperativas é superior a 2,6 Bilhões. “Isso representa a força do cooperativismo na nossa região”. Parmegiani destacou que grande parte do desenvolvimento e do crescimento do Alto Uruguai passa pelo sistema cooperativo. “As oportunidades principalmente para os menores, passam pelas cooperativas de crédito”.

 

Falando pela Cresol, Carlos Copercini falou sobre o trabalho desenvolvido pelas cooperativas. “Hoje temos a certeza que fazemos um trabalho de dar oportunidade para as pessoas conseguir acessar o crédito e mudar sua situação financeira. Conseguimos fazer com que o crédito chegue aquelas pessoas que não teriam esse acesso, principalmente a agricultura familiar e a micro e pequena empresa”.

Representando a Unicredi, o Dr. Antonio Teixeira ressaltou a importância da comemoração pelo dia do Cooperativismo. ” O cooperativismo é uma doutrina e para ser colocado em prática precisa de participação e sentimento de pertencimento. Visa mais o coletivo do que o individual e isso é importante quando a gente trata de cooperativismo”, afirmou Teixeira.

O presidente da Unimed Erechim Dr. Luis Felipe Leães destacou os números das cooperativas Unimed que estão em 85% do território nacional formando uma rede de atendimento em saúde. “São mais de 116 mil médicos e 18 milhões de usuário no país. Em Erechim são 23 mil usuários na cooperativa e durante a pandemia nos engajamos com todos os outros entes de saúde do município e prestamos essa assistência para nossos usuários para que passassem esse período da melhor forma possível”, afirmou Leães.

Alderi do Prado, presidente da Creral pontuou que a região tem um dos seus pilares de desenvolvimento no cooperativismo. “Muito importante salientar que o cooperativismo acompanhou desde o inicio o desenvolvimento de nossa região e hoje é um dos grandes pilares do Alto Uruguai, seja ele na industrialização, nos serviços ou no desenvolvimento da produção.”, afirmou o presidente.

Representando a Unicafes, Gervásio Plucinski lembrou que nos anos 90 a região tinha apenas quatro cooperativas. “Evoluímos criando um conjunto de novas cooperativas graças a organização das pessoas e conjunto de políticas públicas. O que aumentou muito na região foi a cultura cooperativista e o crescimento se dará com o desenvolvimento da cultura do cooperativismo”.

Falando pela Agricoop, Mario Farina destacou a importância do núcleo de cooperativismo do Alto Uruguai e afirmou que o grupo tem aproximado a experiência das cooperativas da região. “Nossa origem é na atividade do leite e surgimos num momento em que a atividade era praticamente inexistente. Foi naquele momento que organizamos as cooperativas e crescemos de forma significativa. O desenvolvimento da atividade do leite se deu devido ao trabalho das cooperativas de produção” afirmou.

Eudes Biavatti que representou a CooperAlfa e Aurora afirmou que  a cooperativa veio para somar com a região. “Mais de 1000 produtores tem assistência via Aurora e Alfa na produção de suínos e aves. Isso trás muito desenvolvimento para a região” afirmou Biavatti.

A coordenadora do núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, Dilva Loch destacou  que as cooperativas prestam serviço muito relevante para a sociedade contribuindo para o desenvolvimento da região e ressaltou a união entre as cooperativas. “Antigamente as cooperativas trabalhavam mais isoladamente, hoje  essa união faz com que se atinja mais rapidamente os objetivos propostos”.

O professor da URI, Julio Brancher falou sobre a qualificação de colaboradores e gestores de cooperativas através do cursos voltados ao cooperativismo oferecidos pela Universidade e convidou a comunidade a participar do dia C que acontece neste sábado doando alimentos.

Neste sábado em Erechim, uma série de ações serão realizadas em comemoração ao dia internacional do cooperativismo e a equipe de jornalismo da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista acompanharão as atividades trazendo informações ao vivo na programação da FM 105.9 e no site www.jornalboavista.com.br.

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS