Secretaria de Meio Ambiente dá continuidade às ações contra poda drástica

Em continuidade às ações já desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, no que diz respeito às podas drásticas que vêm ocorrendo em Erechim e que são proibidas, foram realizadas vistorias em alguns pontos da cidade para averiguação e providências.

Uma equipe da Secretaria, que envolve as diretorias de Planejamento e Serviços Ambientais, Fiscalização Ambiental e Educação Ambiental, deslocou-se até os pontos previamente mapeados, que surgem de demandas internas da pasta, realizando trabalho de orientação, conscientização e notificação de auto de infração, quando for o caso.

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, salienta-se que já foram realizadas diversas matérias informativas, destacando a importância dos vegetais e os danos causados pelas podas drásticas, assim, nessa nova etapa, serão analisados os casos no local.

“É importante que as pessoas entendam que poda drástica é infração ambiental, prevista na Lei Municipal nº 5.606 de 2014, onde fica vedada a poda drástica ou excessiva da arborização pública que afete, significativamente, o desenvolvimento natural do vegetal. Ressaltando que a poda drástica ou excessiva, é referente ao corte de mais de 50% do total da massa verde da copa”, reforça Cristiano Moreira.

Nos casos em que forem constatadas podas drásticas, o autor da infração deverá doar 15 mudas de reposição ao município, por árvore podada de forma drástica e, em caso de não cumprimento, será aplicada multa no valor de 15 URM’s por árvore, bem como a cobrança do dobro da reposição das árvores.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida entrando em contato com a Secretaria de Meio Ambiente através do telefone 3520-7007.

Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS