Dr. Alison interrompe entrevista com a Rádio Cultura para entubar paciente jovem

Na manhã desta quinta-feira (20), um fato entristecedor chamou a atenção de quem ouvia a programação da Rádio Cultura. Durante o programa Coletividade, o jornalista Leandro Vesoloski, conversava com o Dr. Alison Roberto Castanho, que desde o início da pandemia trabalha na linha de frente no combate a covid-19. Ele atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Terezinha e Caridade, em longas jornadas de trabalho.

Alison falava sobre o momento de entubar um paciente, onde bens materiais, tudo o que se deixa lá fora (referindo-se ao cotidiano do paciente) não importam e sim, a vida. Neste momento, ele precisou interromper a entrevista: “Para vocês perceberem como a situação está piorando, estão me chamando aqui para entubar mais um paciente jovem, é uma emergência…”, disse o médico.

Esse momento, demostrou a gravidade da situação vivenciada por Erechim e a região. Os dois hospitais estão trabalhando com capacidade máxima na UTI covid – 24 pacientes no Hospital Santa Terezinha e 10 no Caridade.

“O vírus tem muitas mutações, precisa infectar as pessoas para manter-se vivo e tem atacado os mais jovens”, relatou. Ainda comentou que as equipes multidisciplinares estão preparadas para tratar, sedar, garantir ventilação mecânica adequada, deixar o paciente de barriga para baixo para melhor a condição dos pulmões, mas é preciso colaboração da comunidade em geral.

“As medidas de segurança foram relaxadas, as pessoas têm que trabalhar, ir para a escola, seguindo as regras. O problema maior, encontra-se na aglomeração nas praças, bancos e demais espaços que não condizem com o momento. Se as pessoas não se conscientizarem, aprenderão da pior forma”, finalizou.

Por Carla Emanuele

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS