Arquitetura e Ciências Biológicas da URI desenvolvem trabalho sobre educação ambiental

Os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas da URI têm a interdisciplinaridade como um princípio, evitando o modo compartimentalizado de ensino, baseado em disciplinas estanques. E por isso desenvolvem projetos e ações que buscam o envolvimento dos estudantes em atividades diversas, vivenciando problemas a serem resolvidos no âmbito profissional.

Nesta perspectiva, durante o 2º semestre, os estudantes matriculados nas disciplinas de Estudos Ambientais e de Planejamento Urbano I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e de Botânica, do Curso de Ciências Biológicas, estiveram envolvidos em um trabalho interdisciplinar voltado à requalificação da paisagem frontal do Campus I da URI Erechim, por meio da inserção de uma trilha conceitual para a identificação de espécies arbóreas nativas.

A partir do reconhecimento da área de estudo e de levantamentos das espécies arbóreas existentes e de levantamento in loco, os estudantes da Arquitetura desenvolveram diferentes propostas para o espaço, aplicando os conhecimentos técnicos/científicos das disciplinas de Planejamento Urbano e de Estudos Ambientais.

Já os estudantes de Ciências Biológicas realizaram um processo de caracterização das espécies nativas (nome científico, família botânica, distribuição geográfica, importância ecológica, usos, propagação e cultivo e paisagismo) e registro fotográfico, que serviram de base para o trabalho dos grupos da Arquitetura.

Ao todo, foram desenvolvidas cinco propostas que integraram diferentes ideias conceituais. Dentre elas, é possível ressaltar a preocupação que os acadêmicos apresentaram com a conservação das espécies nativas do campus; com o bem-estar dos usuários do espaço; com o desenvolvimento lúdico, recreativo e de equilíbrio que as infraestruturas poderiam oferecer.

A culminância do trabalho aconteceu na segunda-feira, 9, quando os estudantes apresentaram o produto final gerado, em um Seminário realizado pelo Google Meet. O evento contou com a participação de convidados externos ao Curso: professor Alan José Bresolim, Diretor da Escola de Educação Básica; professor Cláudio Zakrzevski, do Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental da Universidade; Engenheiro Civil Márcio Lima, da Assessoria de Marketing, Comunicação e Eventos; e Engenheira Ambiental Deisi Balestrin, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim.

Além da socialização dos trabalhos produzidos, o evento promoveu o questionamento e a troca de informações sobre as atividades desenvolvidas, quando os convidados ressaltaram a criatividade das propostas.

Segundo as professoras Vanessa T. da Rocha e Sônia B. Zakrzevski, o trabalho possibilitou a integração de conhecimentos conceituais/teóricos sobre Meio Ambiente e Urbanismo com os conhecimentos instrumentais/técnicos elaborados nas disciplinas e também nos semestres iniciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Ressaltaram, ainda, que o trabalho desenvolvido possibilitou aos futuros arquitetos compreender as características do local de estudo e traduzir as necessidades, expectativas e melhoramentos para a qualidade de vida dos indivíduos, grupos sociais e comunidades. Destacaram também que os trabalhos interdisciplinares são uma estratégia eficiente para preparar os discentes para os desafios da sociedade contemporânea.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS