O que o trabalhador da indústria fará com o 13º salário
Acabei de realizar enquete junto aos trabalhadores de vários setores da indústria de nossa cidade, para saber o que eles irão fazer com o seu 13º salário e férias. Foram ouvidos trabalhadores das indústrias metalmecânica, balas, frigoríficos, entre outras. Só foram ouvidos trabalhadores das indústrias porque foi este o setor que mais sofreu nos últimos dois anos. Veja os dados no quadro abaixo:
Neste Natal, pretende gastar mais, igual ou menos que no ano passado?
Pretende gastar mais: 19%.
Pretende gastar igual: 63,34%.
Pretende gastar menos: 10%.
Ainda não sabe: 7,66%
O que pretende fazer com o dinheiro do 13º e férias?
Pretende viajar: 51,66%.
Pagar contas atrasadas: 23,33%.
Fazer investimentos: 10%.
Abrir uma poupança: 11,66%.
Não sabe o que vai fazer: 3,35%
Tem casa financiada?
Sim: 48,33%
Não: 51,67%
Tem financiamento ou consórcio de veículo?
Sim: 57,33%
Não: 42,67%
As compras serão com cartão de crédito ou crediário?
Crediário: 61,33%
Cartão: 15,21%
À vista: 11,34%
Não sabe: 12,12%
Detalhes da enquete
O que chamou atenção nesta enquete é o fato de que a maioria dos veículos dos trabalhadores é financiado, bem como as casas de grande parte dos casais mais jovens. Outro fato é que neste Natal os trabalhadores das indústrias estão bastante cautelosos com as compras de final de ano, para a grande maioria, os gastos devem ficar iguais a 2016, sendo que preferem comprar através do crediário das lojas, deixando o cartão de crédito como segunda opção e só usá-lo em supermercado ou numa grande promoção.
No entanto, após passarem um ano de muita pressão, não vêem a hora de tirar férias e viajar, não importa para onde. Apesar das dificuldades que muitos trabalhadores enfrentaram em 2017, poucos estão com conta atrasadas ou com restrição de crédito.
Por Egidio Lazzarotto