Ciências Contábeis da URI realiza viagem de estudos à Curitiba

Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da URI (turmas 2016, 2017 e 2018), realizaram, entre os dias 18 a 22 de setembro, uma viagem de estudos à Curitiba que foi acompanhada pelos professores Aldecir José Theodoro, coordenador do curso, e Lenison Maroso.

A primeira empresa visitada foi a CNH – Case New Holland, localizada na Cidade Industrial, e sede da gestão de toda a América Latina. A organização é responsável pela geração de dois mil postos de trabalho e está no Brasil há 44 anos. Possui, atualmente, 20% de participação no mercado de tratores e 25% no mercado de colheitadeiras. A capacidade instalada da fábrica é de 200 tratores/dia e 20 colheitadeiras/dia. A empresa está entre as 500 melhores para trabalhar no Brasil, e em seu programa de boas práticas, um trabalhador com salário base de R$ 1.500,00 pode chegar a ter R$ 40.000,00 em bonificação/ano.

O grupo também esteve na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que emprega 620 funcionários, onde são produzidos peças e equipamentos para rodas, botijões de gás, telhas, tanque de combustível de carros e estamparia de produtos da chamada “linha branca”. Há um ano exporta 70% de sua produção para Argentina, Uruguai e EUA e detém 30% do mercado no Brasil.

No Terminal de Cargas Aéreas da INFRAERO, conheceram os pavilhões de importação e exportação. No pavilhão de exportação observaram o processo de identificação de explosivos e embarque ilegal de drogas e arquivos biológicos, pois 100% das cargas passam no raio X. Verificaram, entre outros aspectos, a forma de acondicionamento das embalagens desenvolvidas e utilizadas pela Volvo, que implantou o processo de logística reversa, usando sempre as mesmas embalagens.

A empresa O Boticário, fundada em 1977, e presente em 15 países, foi outra organização visitada pela representação da URI. Possui 12 mil funcionários e é a maior franquia especializada em maquiagem do Brasil, com 35 mil pontos de venda, e maior franquia de cosméticos do mundo. Alguns números chamaram atenção dos alunos: mais de 200 pesquisadores; 330 milhões de itens produzidos por ano; 1900 produtos; 340 milhões de produtos distribuídos no ano e 13,3 bilhões em faturamento.

No último dia da viagem, o grupo conheceu os principais pontos turísticos da capital paranaense quando conheceram os Museus Oscar Niemeyer e Egípcio Rosacruz, a Ópera de Arame, o Parque Tanguá e a Torre da Telepar, que possui mais de 100 metros de altura.

O Curso de Ciências Contábeis tem promovido ao menos uma viagem de estudo por ano, com diversas opções de roteiros e com visitas técnicas a empresas de renome, de diversos portes e segmentos de atuação. Por ser uma possibilidade de conciliar os conhecimentos teóricos e práticos, as viagens de estudo são diferenciais para a formação dos profissionais de Contabilidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS