Plantas medicinais passarão a integrar cuidados com a saúde em Charrua
“A disponibilidade de plantas medicinais para auxiliar na saúde das famílias de Charrua está entre os projetos da Administração Municipal para 2019, e para efetivar esta ação, está em processo de construção um Horto Medicinal Municipal, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), na Cidade Alta”. A afirmação é da secretária municipal da Saúde e Assistência Social, Nilva Rebelatto.
Desta forma, com o objetivo da promoção de saúde de forma integrativa e complementar, que auxilia na melhoria da qualidade de vida da população, a implantação do Horto Medicinal Municipal, é uma iniciativa da Prefeitura de Charrua e da Emater/RS-Ascar. A ação, denominada “Projeto Cultivando Saúde”, vem em consonância com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que estão inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A extensionista Rural-Social da Emater/RS-Ascar, Roseli Dominga Lazzarotti Bonesso, explica que o Horto contará com plantas medicinais, aromáticas e condimentares. “O local servirá como referência em identificação, regaste, promoção e uso das plantas, com a finalidade terapêutica, além do fomento a conscientização, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e o uso racional da biodiversidade local”, pontua a extensionista.
A secretária Nilva reitera que a utilização de plantas medicinais nos programas de atenção primária à saúde pode-se constituir numa alternativa terapêutica muito útil. “A eficácia aliada a um baixo custo operacional, fazem das plantas medicinais, aromáticas e condimentares uma referência para diversos tratamentos”, ressalta a titular.
A infraestrutura do local já está concluída e conta com canteiros dispostos através de metodologias, como o “Relógio do corpo humano”, que se baseia em um dos princípios da medicina tradicional chinesa, e o “Boneco fitoterápico”. “Ambos, são ferramentas de caráter educativo e facilitam a aprendizagem sobre o corpo humano e os benefícios das plantas para a saúde”, finaliza Roseli.
Agora, o próximo passo é o plantio das mudas, após serão realizadas capacitações com a equipe multidisciplinar da UBS, para que os profissionais sejam disseminadores de informações. Oficinas e palestras também serão realizadas com a população. A inauguração do Horto está prevista para outubro.