“Democracia e Defesa do Sistema Único de Saúde – SUS: desafios e perspectivas” em Aratiba
Evento fez parte da Semana da Saúde que acontece até sexta-feira (05)
O Governo Municipal de Aratiba, através da Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal da Saúde, ACHA e entidades sociais realizou na última quarta – feira (03) a Conferência Municipal da Saúde que teve como tema “Democracia e Defesa do Sistema Único de Saúde – SUS: desafios e perspectivas”.
O evento contou com a presença de usuários, gestores, prestadores de serviço e trabalhadores em saúde, autoridades municipais e representantes de entidades sociais do Município.
Após a leitura e aprovação do regimento pelos presentes, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosane Mocellin enfatizou a importância da participação da população na defesa da manutenção dos serviços públicos de saúde. “É preciso oferecer melhores condições nos serviços prestados a população, não somente na cura, mas também na prevenção de doenças”.
A Secretária responsável pela pasta, Débora Cenci, relembrou a forma como as pessoas precisavam proceder para usufruírem de atendimentos, antes da existência do Sistema. “Os agricultores precisavam vender seus animais para garantir o atendimento de um familiar ou de alguém próximo, precisava-se garantir o pagamento antes da consulta, e o pior é que se não nos mobilizarmos para defendermos nossos direitos, entraremos em fase de retrocesso e sucateamento da nossa saúde”.
A Conferência também contou com palestra do Educador Popular do Centro de Educação e Assessoramento Popular, Jorge Gimenez, que enfatizou a importância da democracia, da política e do envolvimento da população no debate dos assuntos relacionados aos direitos do cidadão, com ênfase dos direitos na área da Saúde. “O Sistema Único de Saúde foi elaborado para atender todo o cidadão de forma igualitária, sem distinção de classe social, condição financeira, raça, cor ou religião e atualmente o SUS possui um gasto de R$ 3.200,00 ao ano por pessoa, porém para que houvesse um bom funcionamento esse valor precisaria dobrar”. Além disso, explanou sobre a forma como o SUS afeta os demais serviços públicos prestados.
Em seguida os participantes foram divididos em grupos para discutir os eixos temáticos da conferência. Após o debate em grupo as propostas foram apresentadas e escolhidas as de maior relevância para que possam ser encaminhadas a nível estadual. Também foram escolhidos os “delegados” e “suplentes” conforme previsto no regimento que participarão da Conferência Estadual da Saúde.
Evento fez parte da Semana da Saúde que acontece até sexta-feira dia 05. Ainda estão programadas para acontecer diversas atividades dentre elas o Relógio da Saúde que acontece nesta quinta – feira (04) a partir das 13h30min na Praça Central Jacob Granzotto e o encerramento que está marcado para acontecer nesta sexta-feira (05) e contará com palestra que abordará o tema: “Sua mente é sua saúde”. A palestra será ministrada pelo filósofo, teólogo e psicólogo Jorge Trevisol, e acontecerá em dois momentos: às 13h30min e às 20h no Salão Paroquial do Município, gratuitamente para toda a população do município.