Prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda concede entrevista no Programa Cultura News nesta quinta-feira (25)

O Prefeito destacou as ações realizadas no município de Barra do Rio Azul principalmente após o ocorrido em 3 de novembro de 2023, quando uma enchente acabou destruindo parte da cidade com danos materiais de grande monta.

A cidade foi atingida duramente por uma enxurrada que devastou a área urbana, parte central da cidade. Num primeiro momento era difícil acreditar numa recuperação do que foi perdido, mas a população de Barra do Rio Azul juntamente com todo o Alto Uruguai, apoio do governo do estado e apoio do governo federal, conseguiu de forma rápida, graças a participação de muitos voluntários recuperar a cidade.

Conforme Arruda o trabalho é constante desde novembro do ano passado até hoje, batendo nas portas certas, mostrando os projetos para recuperar a cidade que desde os passeios públicos, pontes, moradias (mais de 70 foram atingidas), 30 comércios e assim foi realizado um trabalho muito forte da equipe da Prefeitura e ajuda de todos. E já neste ano, aqueles que visitaram a ExpoBarra viram uma cidade reconstruída, bonita e em pleno desenvolvimento.

Os danos da enxurrada foram enormes e atingiu em cheio a frota de veículos do município, sendo que 11 tiveram perda total, 2 levados pela correnteza das águas. Mas uma ação rápida do Prefeito junto aos Ministérios em Brasília foram fundamentais para a conquista de verbas com o objetivo de renovar a frota. Foi conseguido através do Ministro Paulo Pimenta e também do ex-Presidente da Famurs e ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen que hoje está em Brasília e ajudou a captar 1 milhão e 500 mil Reais junto ao Ministério da Saúde para comprar uma ambulância nova, duas Vans e 3 veículos, sendo que uns já chegaram nessa semana e na semana que vem serão entregues os demais. E assim será restabelecido a normalidade dos serviços, principalmente da saúde.

Conforme o Prefeito, Barra do Rio Azul tem um plano de saúde para a sua população, desde o transporte e auxílios a saúde. Essa é a qualidade de vida, que conforme Arruda existe nas pequenas cidades do Alto Uruguai.

 

Referência no Agronegócio

Barra do Rio Azul é uma referência no Agronegócio. É o 35º maior produtor de suínos do RS. Neste ano vai se tornar um dos maiores produtores de aves do sistema Aurora. É o 6º maior produtor de leite do Alto Uruguai, o maior produtor de pêssegos da região. É um dos maiores produtores de citros e referência na produção de gado de corte. Uma cidade de 1.700 habitantes, mostra que não importa o tamanho, tendo uma gestão que cria programas municipais, que viabiliza para que a população tenha oportunidades, tudo é possível e no Alto Uruguai não é diferente, não é só Barra do Rio Azul, pois os demais prefeitos das 32 cidades, tem trabalhado nessa batida, de união, de construção e mostrar que a região é diferenciada.

 

Reunião da AMAU com a RGE

Nesta quinta-feira, 25, foi realizada uma reunião da AMAU com a RGE na UFFS campus Erechim, liderada pelo atual presidente Prefeito Josiel Grizeli de Ponte Preta. Em pauta um assunto que foi levantado ainda no ano passado, quando uma comissão da AMAU, atendendo reivindicação de diversas cidades da região, protocolou junto a RGE uma série de demandas, por conta da falta de energia elétrica e a demora para o restabelecimento da mesma, principalmente quando ocorriam eventos como tempestades e vendavais. A rede elétrica em muitas comunidades era sempre atingida com enormes prejuízos aos consumidores. Diante desse fato a comissão da AMAU foi a São Leopoldo no dia 16 de janeiro falar diretamente com o Presidente da RGE e expor a situação. Foram apresentados os problemas que a região enfrentava com a falta de energia elétrica. E nesta reunião hoje na UFFS a presença da direção da RGE que apresentou os resultados, com muitas melhorias, roçadas, troca de postes, etc.

Arruda disse que a RGE tem se mostrado muito comprometida com a região para a solução de problemas. Ainda existe um grande problema que está sendo enfrentado, que é a questão dos reflorestamentos. Hoje a Legislação só permite uma faixa de 7 metros para cada lado e árvores enormes como eucaliptos tem até 30 ou 40m de altura e quando caem por conta de um vendaval elas atingem a rede elétrica. Está sendo trabalhado via Famurs e a AMAU para tentar junto ao governo do estado, mudar a atual legislação. A ideia é copiar o que foi implantado no Paraná, aonde as faixas são de 30 metros, para ter menos incidências. A própria RGE apresentou um estudo de alguns lugares no RS, como em Caçapava do Sul uma grande empresa de reflorestamento já respeita a faixa de 30 metros e a incidência de falta  de energia diminuiu consideravelmente.

Foi reivindicado mais uma demanda a RGE, por conta da demora em repor um poste quando o mesmo é avariado. E o diretor disse que deverá haver mudança nesse protocolo para que a reposição de um poste novo seja realizada com mais celeridade.

 

Concessão do Pedágio na ERS 135

Esse é um outro tema que está sendo tratado pela FAMURS com a comissão de municípios sem asfalto e com as obras de infraestrutura do RS. O entendimento é de que o pedágio é importante, mesmo que existam críticas de alguns que dizem já pagar IPVA e outros tributos, mas se fizermos uma pesquisa, os países desenvolvidos, todos tem pedágios nas principais rodovias, porque o estado não tem condições para manter tudo. As críticas ocorrem quando a tarifa do pedágio é muito alta, mas a ideia é construir uma tarifa justa, que os valores pagos sejam revertidos em obras de duplicação, sinalização e outras melhorias. Sendo assim o empresário terá menos gasto com o seu caminhão, todos poderão viajar mais tranquilos sem riscos de acidentes, com rodovias bem sinalizadas. Arruda entende que não podemos ter um pedágio como esse de Erechim a Passo fundo, que quando ocorre uma chuva ou neblina, o motorista tem que andar a 20km/h porque não tem visibilidade, tem água sobre a pista, panelas e outros defeitos. As operações tapa-buracos, não resolvem porque arruma numa semana e na outra já voltam a apresentar problemas. O que está sendo defendido é que se passe para a iniciativa privada. Citou o novo modelo de pedágios que está sendo implantado no RS, com o sistema Free Flow, onde não existem mais cancelas e com a Tag previamente colada no para-brisa, o valor é faturado automaticamente, sem necessidade de se preocupar com outras formas de pagamento. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy e instituições financeiras comercializam a tag por meio dos seus sites e aplicativos. E assim será pago um valor justo.

 

Prefeito Polis um grande líder regional

Marcelo Arruda se referiu ao trabalho realizado pelo Prefeito de Erechim Paulo Polis, como um grande líder regional, que tem trabalhado junto com a AMAU e FAMURS para buscar a pavimentação da Transbrasiliana (BR 153), trecho de Erechim a Passo Fundo, passando por Quatro Irmãos, Erebango e outras localidades em um trajeto mais curto. Por intercessão do Prefeito Polis o projeto já chegou nas mãos do DNIT e assim vai se vencendo toda a burocracia, sendo que deverá sair a licitação ainda em 2024, para sabermos qual a empresa que vai executar.

Arruda disse que deveremos ter um ganho espetacular para o Alto Uruguai com a concessão da ERS 135, obras de melhoria, paralelas que necessitam ser realizadas de Erechim a Getúlio Vargas e a pavimentação da Transbrasiliana e assim temos um futuro muito bom que se aproxima.

 

Marcelo Arruda será o próximo Presidente da FAMURS

A FAMURS representa os 497 municípios do estado e é uma entidade importante que tem sido o elo entre as cidades e os governos estadual e federal. Essas 497 cidades são divididas em 28 regiões (como AMAU, Amzop, Amunor, Granpal e outras) cada região tem a sua associação e cada uma tem uma característica, porque o RS é do tamanho de um país, comparando com Argentina e Uruguai, com uma diversidade muito grande de culturas, realidades, economias, sendo que cada região tem o seu diferencial e a FAMURS tem esse papel de entender os desafios desses locais, buscando demandas e ajudando a todos.

Como existe um rodízio dos partidos, conforme o resultado das eleições, se definem quais serão os presidentes da Federação, conforme os partidos que elegeram o maior número de prefeitos. O partido do Prefeito Marcelo Arruda era o PTB que virou PRD, fez a quarta maior bancada e agora de tem o direito de indicar o presidente da FAMURS. Assim foi apresentada a pré-candidatura de Arruda ao deputado Elizandro Sabino com o apoio do Secretário Geral do Partido, Luiz Antonio Tirello, que deu todo o suporte referendando o nome do indicado e agora é só aguardar na próxima semana a confirmação para a indicação desse importante cargo que é a presidência da FAMURS.

Desta forma o Alto Uruguai terá pela primeira vez um Prefeito Presidente da FAMURS, que representará também a nossa região nessa importante entidade.

É um grande desafio que Marcelo Arruda assume, mas terá a oportunidade de mostrar a garra e a força do Alto Uruguai, ajudando a todos os municípios da AMAU e do estado. Tem inúmeras bandeiras como a infraestrutura, o turismo com geração de emprego e renda, ampliação de atendimento a saúde e um suporte ao setor agrícola.

Por Edson Machado

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS