Emater realiza oficina sobre Políticas Públicas

A Emater/RS-Ascar realizou uma oficina com orientações sobre Políticas Públicas, nesta quarta-feira (27/03), na Cantina Slongo, em Erechim, para a direção e sócios da Cooperativa de Desenvolvimento Regional Ltda (Cooperfamília). A atividade integra um conjunto de ações do Programa Mais Gestão, executado pela Emater/RS-Ascar por meio de um instrumento específico de parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

No Rio Grande do Sul, no período de 2018 a 2020, o Mais Gestão prevê a qualificação da gestão de 124 cooperativas da agricultura familiar, contribuindo para o fortalecimento econômico e social e para geração de renda dos empreendimentos. Na região do Alto Uruguai, o programa atende a dez cooperativas.

No desenvolvimento da oficina, o extensionista da Emater/RS-Ascar e integrante da Unidade de Cooperativismo de Erechim, Cleunir Augusto Paris, apresentou os objetivos do Mais Gestão e o cronograma de atividades a serem realizadas na Cooperfamília. Também discorreu sobre as principais atividades realizadas pelo Programa de Extensão Cooperativa (PEC), bem como uma série de avanços conquistados pelas cooperativas beneficiadas com políticas públicas, nas esferas federal e estadual, dentre elas o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Organização Econômica e responsável pelas agroindústrias, Carlos Angonese, destacou o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Ele observou que este programa envolve um conjunto de outras políticas públicas, bem como ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) realizadas pela Emater/RS-Ascar.

Angonese chamou atenção para questões voltadas à legislação tributária, ambiental e econômica da atividade e destacou alguns serviços disponibizados pelo Peaf, como o uso do selo Sabor Gaúcho, Licenciamento Ambiental, Comercialização com Nota Fiscal do Produtor Rural, formação técnica dos beneficiários e apoio à comercialização. Angonese ainda defendeu o aproveitamento da matéria-prima local e a qualidade do material no produto final. “A agroindústria é promotora do desenvolvimento local e regional e também possibilita a sucessão familiar com renda”, argumentou.

O diretor da Fetraf/RS, Rui Valença, destacou a importância do Sistema da agricultura familiar como “fundamental para o desenvolvimento das cooperativas e rural”, e agradeceu as parcerias das cooperativas e da Emater/RS-Ascar.

O coordenador do Sutraf no Alto Uruguai, Douglas Cenci, falou sobre o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (Caepf) e os aspectos atuais da Previdência Social e seus impactos para o contexto da Agricultura Familiar.

Já o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, agradeceu a parcerias com as cooperativas e entidades, destacando a importância do Programa Mais Gestão para as cooperativas e para região.

O evento foi organizado e executado pelos escritórios Regional e Municipal da Emater/RS-Ascar de Erechim e Unidade de Cooperativismo, em parceria com a Cooperfamília.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS