UFFS de Erechim: maioria do corpo docente com doutorado

Número de professores com pós-doutorado também é alto, abrindo caminho para a internacionalização da universidade

Levantamento feito pela assessoria acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim mostra que a instituição também é referência quando o assunto é a formação de seu corpo docente, ofertando à comunidade do Alto Uruguai gaúcho a possibilidade de acesso ao ensino superior gratuito com os melhores professores da região. A UFFS – Campus Erechim tem 123 docentes. Destes, 81 possuem Doutorado, sendo que 18 já fizeram Pós-Doutoramento. Neste semestre 5 professores estão fazendo estágio Pós-Doutoral. Os demais 42 professores têm Mestrado, sendo que 35 estão em fase de doutoramento.

De acordo com a coordenadora acadêmica do Campus, Juçara Spinelli, muitos dos docentes também têm desenvolvido atividades de intercâmbio ou missões de estudos em universidades de inúmeros países. “Esse fato, além de contribuir para a consolidação institucional, abre caminhos para a internacionalização da UFFS. Isso significa que a nossa Universidade volta suas ações para a região e, também, para a sua integração em nível nacional e internacional”, comenta a professora.

“A formação do corpo docente corrobora com os propósitos institucionais de alcançar a comunidade em geral e, de forma específica, a região do Alto Uruguai em atividades acadêmicas que evolvem o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa, a extensão e as ações de cunho cultural, de modo qualificado e gratuito.. Todas essas ações, que fortalecem as relações entre a universidade e a comunidade, reafirmam o compromisso com o desenvolvimento social e regional”, ratifica a coordenadora acadêmica.

Para o diretor do Campus Erechim, Anderson Ribeiro, “o investimento em formação é fundamental para a universidade atingir seu papel social de, além de ensinar, produzir conhecimento”. Segundo Anderson, com isso, a instituição também potencializa a pós-graduação e a aprovação de projetos de pesquisa e extensão em agências de fomento externas, que trazem mais recursos para a universidade.

A UFFS – Campus Erechim possui nove cursos de graduação e três mestrados, todos gratuitos. Para saber mais, acesse www.uffs.edu.br.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS