Produtores de Gaurama e de Faxinalzinho recebem concessão de uso das terras

Os produtores Paulino Piaseski, de Gaurama, e Alfredo Henich, de Faxinalzinho, foram os primeiros no Estado a receberem a concessão de uso das terras rurais por meio do Programa de Regularização Fundiária de Terras Devolutas Rurais. A entrega oficial do documento de concessão de uso aconteceu na quarta-feira (20/06), em Gaurama e, na quinta-feira (21/06) em Faxinalzinho, nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Os documentos foram entregues pelo geógrafo Cesar Cunha, da Divisão de Terras Públicas do Departamento de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e por Claudio Aguiar, da Emater/RS-Ascar. 

Em Gaurama, o ato foi acompanhado pelo prefeito Leandro Marcio Puton, pelo vice-prefeito Elias Seibt, pelo gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, pela extensionista Ana Lucia Ferrari e pelo supervisor da microrregião, Valdir Zonin. Paulino Piaseski, 50 anos, recebeu a concessão de uma área de 12,5 hectares, na Linha Secção Barro. Ele mora no local desde que nasceu. “A situação gerava insegurança. Agora dá para plantar de forma mais tranquila”, conta ele, ao destacar que no começo estava com um pouco de medo, mas depois acreditou no Programa. “Isso pode ajudar muitos outros produtores.”

O produtor Alfredo Henich, de 78 anos, de Faxinalzinho, mora na comunidade Linha Dias, e passa a ser concessionário de uma área de 22,4 hectares. Henich, acompanhado do filho Everson, recebeu o documento e já faz planos. “Estou muito agradecido por este Programa. Sempre pensei que iria conseguir, desde que fui procurado pelos técnicos da Emater”, disse. Ele contou também que sempre trabalhou na agricultura na mesma propriedade onde, juntamente com sua esposa Jandira, criou seus sete filhos. “Agora eu posso ter o Talão do Produtor”, disse Alfredo Henich. Cláudio Aguiar, coordenador do Programa pela Emater/RS-Ascar, explicou que o produtor não terá direito só ao talão, mas terá acesso a muitas outras políticas públicas.

Em Faxinalzinho, o ato também foi acompanhado pelo vice-prefeito, James Ayres Torres, pelo secretário municipal da Agricultura, Joel Bonatto, pelo gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo. O trabalho da equipe do Escritório Municipal, integrada por Douglas Dal Piva e Jonas Farina, junto a família, foi destacado pelo produtor.

Programa
O programa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo (SDR), e visa retomar a regularização de posse das propriedades rurais, possibilitando às famílias o acesso a políticas públicas, como a obtenção de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que permite crédito e financiamentos junto ao sistema bancário, e do Bloco de Produtor Rural, além de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social prestada pela Emater/RS-Ascar, que executa o Programa de Regularização Fundiária de Terras Devolutas Rurais.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS