Creral inaugura subestação em Entre Rios do Sul
Com investimento de R$ 19,2 milhões a Creral cooperativa de energia com sede em Erechim-RS, inaugurou no dia 18/02 em Entre Rios do Sul, a sua primeira subestação de energia. O evento foi realizado na comunidade Alto Alegre e contou com a presença do secretário de energia Rodrigo Huguenin, da Secretaria Estadual de Energia e Meio Ambiente (SEMA), de associados da cooperativa, prefeitos, representante de cooperativas, autoridades e lideranças da região.
A subestação Entre Rios está instalada em uma área de 13 mil m², sendo que parte da área está destinada para a RGE e para a CPFL Transmissões. Está conectada na LT 138 kV UPF-ERE de propriedade da CPFL Transmissões, com tensão de saída de 23,1 kV, são dois transformadores, cada um com potência de 15 MVA podendo chegar a 18.75 MVA.
Serão atendidos pela nova subestação cerca de 1.200 associados dos municípios de Entre Rios do Sul, Benjamim Constant do Sul, Nonoai, Gramado dos Loureiros e Trindade do Sul, que juntos somam atualmente uma carga instalada de 9,2 MW.
O presidente Alderi do Prado, em seu pronunciamento, disse que a projeção de crescimento no consumo de energia na região é significativa. Para este ano estão previstos investimentos de R$ 4 milhões na construção de novos alimentadores desde a saída da subestação. Será duplicado o alimentador que atende Trindade do Sul, numa extensão de 23 km, e será feito o recondutoramento da rede de Trindade do Sul a Gramado dos Loureiros, o que dará capacidade para atender também os associados de Nonoai.

“Temos experimentado um crescimento elevado por energia nesta região, com a ampliação do consumo das indústrias e a instalação de novas empresas e novos loteamentos. Esta subestação está preparada para atender a demanda de 4 MW para uma da fábrica de ração e esmagadora de grãos a ser instalada em Trindade do Sul e também mais 1 MW para uma cooperativa em Nonoai”, explanou o presidente Alderi.

A crescente demanda por energia e a segurança no fornecimento levou a Creral a projetar subestações ao longo de seus 1.887 km de redes. Além de Entre Rios, outras duas serão construídas em Sananduva e Getúlio Vargas.
A Creral distribui energia para 8 mil associados em 37 municípios do Alto Uruguai, Altos da Serra e Zona da Produção. Atualmente na geração de energia a Creral conta com 21 usinas em operação, sendo 8 hídricas, uma térmica e 11 solares. Já Creral Telecom leva internet via fibra ótica para 118 comunidades rurais e 2.500 famílias associadas.
Por: Ascom Creral