Na manhã desta quarta-feira (11), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, a Secretaria Municipal da Fazenda e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Comissão de Educação Fiscal do Município de Erechim, realizaram a solenidade de premiação das crianças/estudantes vencedores do 1º Concurso de Educação Fiscal, que teve como tema “Por que a Escola Pública não é Gratuita?”. Estiveram presentes o prefeito Paulo Polis, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto, a secretária da Fazenda, Ana Oliveira, a secretária de Educação, Verenice Lipsch, a presidente do Grupo de Educação Fiscal, Gláucia Campos, entre outros servidores, estudantes e familiares.
Foram premiados os desenhos e frases dos três primeiros colocados em cada uma das quatro categorias, que foram organizadas para atender as particularidades de cada faixa etária. O objetivo do concurso foi despertar o interesse dos estudantes para a Educação Fiscal e tratar de temas relacionados à função socioeconômica dos tributos, a aplicação dos recursos públicos, as estratégias e os meios para o exercício do controle democrático em toda comunidade, priorizando o ambiente escolar.
As crianças/estudantes vencedores do Concurso de Educação Fiscal foram agraciados com certificados e também brindes diversos, conforme previsto no regulamento.
Confira a relação dos vencedores:
Categoria 1
1º Lugar: Breno Teixeira – Pré B – EMEI Barão do Rio Branco
Professora Salete Cordone
2º Lugar: Beatriz Rafaella dos Santos – Pré B 6 – Anexo CECRIS
Professora Susana Filipiak
3º Lugar: Isablla Borghelot Paliga – Pré A 3 – EMEI São Cristóvão
Professora Marília Bárbara Leal Zardo
Categoria 2
1º Lugar: Eloisa Marostica Pilotto – 2º Ano – EMEF Paiol Grande
Professora Maitê Livitin dos Santos
2º Lugar: Lucas Rafael Rodrigues de Jesus – 3º ANO – EMEF Cristo Rei
Professora Cleci F. W. Dallagnol
3º Lugar: Murillo Fernando Siewert – 3º Ano – EMEF Cristo Rei
Professora Cleci F. W. Dallagnol
Categoria 3
1º Lugar: Letícia Pedroli Ramilo – 4º Ano – EMEF Jaguaretê
Professora Fabíola Izoton
2º Lugar: Valentina Faeza de Oliveira Silva – 5º Ano – EMEF D. Pedro II
Professora Márcia Silva
3º Lugar: Gabriela Stempkowski de Borba – 6º Ano – EMEF Caras Pintadas
Professora Ana Paula Tomazeli
Categoria 4
1º Lugar: Danyelys Yeliannys Nunes Ferreira – 8º Ano – EMEF Othelo Rosa
Professora Mari Tania Moresco
2º Lugar: Thayline da Silveira Dutra – 8ª Ano – EMEF Cristo Rei
Professora Neusa Moterle
3º Lugar: Emanoeli Vitória de Melo – 8º Ano – EMEF D. Pedro II
Professor Maurício Bergamo
A presidente do Grupo de Educação Fiscal, Gláucia Campos, destacou que o concurso foi organizado pelo grupo de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Educação, composto pelos professores: Andressa Confortin, Glaucia Campos, Katia Rossi, Lucas Carbonari, Luciana de Oliveira e Priscila Arcego. Ela também parabenizou os vencedores do concurso e ressaltou a ascensão do Projeto de Educação Fiscal nas Escolas Públicas Municipais. “Obrigado pelo empenho de toda equipe, dos educadores, das Equipes Diretivas e dos integrantes do grupo de Educação Fiscal. O comprometimento de todos resultou em conquistas significativas, dentre elas a classificação para a etapa final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, nas categorias Instituições e Escola”, comentou.
A secretária da Fazenda, Ana Oliveira, destacou a importância do trabalho de conscientização dos alunos em seu processo educacional, e formação de cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa. Ela também, parabenizou o excelente trabalho desenvolvido pela equipe do governo municipal.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, parabenizou a todos os envolvidos no concurso, em especial as crianças/estudantes vencedores e lembrou que o Projeto de Educação Fiscal é um trabalho realizado por muitas mãos em conjunto com as Escolas, Professores e Equipes Diretivas.
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto, parabenizou todos pelo projeto. “É importante, pois as crianças são nosso futuro, então elas vão desenvolvendo diversos conhecimentos que fazem a diferença lá na frente”, disse.
O prefeito Paulo Polis, disse que a premiação é um reconhecimento pela dedicação dos estudantes. “Nada vem da sorte ou do acaso. Tudo vem de alguma coisa, de algum lugar, de uma ação e vocês fazem parte desse programa tão importante”, destacou. O prefeito Polis também parabenizou os pais presentes e lembrou: “Respeitem sempre os professores, ajudem a cuidar da escola e da cidade. A cidade é de todos nós. Vocês estão dando exemplo e continuem assim. Parabéns”, finalizou.
Texto e foto: Ascom