O Centro Cultural 25 de Julho será palco, na próxima terça-feira, dia 28 de maio, às 19h, de um concerto que marca o lançamento do livro “A História de Erechim contada através da música”. O título da obra é autoexplicativo e já traz indícios do que o autor – Gleison Juliano Wojciekowski – busca ao longo de quase 300 páginas que começaram a ser idealizadas há três anos, mas que fazem parte de um projeto muito maior, resultado de anos de pesquisas sobre o assunto.
Autor de diversas produções com o enfoque na música, Gleison explica que neste livro o objetivo é mostrar algo que até então não se tinham registros. “Nos outros livros já abordei a trajetória dos músicos. Mas as escolas, os clubes, bares e teatros onde esses músicos se apresentavam, ainda eram uma lacuna em termos de informações. O livro é, portanto, um olhar sobre Erechim através da música”, resume.
Músico, escritor e musicólogo, Gleison não esconde o amor que nutre desde a adolescência pela música local, fator que contribuiu ao longo de sua jornada para que pudesse conhecer e conviver com muitos artistas de Erechim. “Isso acabou me dando subsídios para escrever, pois conversando, esses músicos iam me contando histórias, indicando pessoas. Ou seja, estar inserido neste meio, abriu muitas portas”, afirma.
Com o livro a ser lançado, o autor tem a expectativa não apenas de preservar a história da música, mas, também divulgá-la. A obra conta com dois volumes: o livro com textos e fotos; e um apêndice com partituras e composições de autores erechinenses, sendo muitas obras das décadas de 1920 e 1930, além de outras tantas que há muito tempo não são tocadas. “Assim, espero que elas ganhem destaque, que os músicos as toquem mais, e que assim seja feita uma projeção da nossa história, garantindo que nossos artistas não caiam no esquecimento”, pontua Gleison, destacando a grande abrangência do livro e a importância de ele reunir as partituras, pois em alguns casos, tratavam-se de cópias de acesso restrito e, muitas vezes, esquecidas.
A obra foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com o patrocínio das empresas Cercena, Ke Soja e Tudo Rural. A realização é do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Concerto de lançamento reunirá diferentes artistas
Para marcar o lançamento da obra, um grande concerto está sendo preparado para o dia 28 de maio, às 19h, ocasião que contará com a participação de diferentes artistas e grupos locais. O evento é gratuito e contará com acessibilidade física e de conteúdo. Haverá também homenagens e distribuição gratuita de livros. Entre as apresentações musicais, estão as de artistas que inclusive são citados no livro. Estarão presentes os músicos Gildinho; Chiquito; Musical Ipanema; Banda Passarela; Banda de Música de Erechim; Orquestra Belas Artes; Orquestra de Câmara do Alto Uruguai; Orquestra Sinfônica Getuliense; Jack Jones, a Banda; Teacher Douglas e Banda; Grupo do Gillé; Coro do SESC; Coro Belas Artes e Coro La Montanara.
Os ingressos são gratuitos, mas para fins de organização, precisam ser retirados antecipadamente no Centro Cultural 25 de Julho, ou no Centro de Belas Artes Osvaldo Engel (em horário comercial).
E em solidariedade ao atual momento que o Rio Grande do Sul vivencia, será disponibilizado no local do evento um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis para posterior distribuição às famílias que foram atingidas pelas enchentes. A doação será voluntária.
Serviço
O que: Concerto de Lançamento do Livro: “A História de Erechim Contada Através da Música
Quando: Dia 28/05 (terça-feira), às 19h
Onde: Centro Cultural 25 de Julho (Rua Gaurama, 210)
Ingresso: Gratuito (retirada antecipada no local do evento ou no Centro de Belas Artes)
Por Assessoria de Comunicação