Tarde de Campo em Erebango trata da biodiversidade alimentar

A Emater/RS-Ascar promoveu uma Tarde de Campo em Erebango, na quarta-feira (18/04), com foco no tema da biodiversidade. O evento foi sediado na propriedade do casal Nara e Daniel Schafer, na comunidade Campo Erechim, envolvendo beneficiários do Programa Socioassistencial dos municípios de Erebango e Ipiranga do Sul. Na propriedade também foi instalada uma Unidade de Referência do Programa Gestão Sustentável.

Em três estações foram tratados assuntos como Biodiversidade alimentar, Plantas medicinais, a Mulher e a qualidade de vida no meio rural por extensionistas da Emater/RS-Ascar. Em uma das estações, a assistente técnica regional Social, Nádia da Rosa, chamou atenção para importância das ações que proporcionam à mulher qualidade de vida no meio rural, destacando as conquistas e desafios, a importância do envolvimento delas no contexto econômico e social da propriedade, bem como a qualificação tecnológica, participação em cursos, informações sobre políticas públicas. “A mulher tem que participar das decisões da propriedade”, reafirmou.

Em outra estação, a agrônoma Joviane Salvador, orientou sobre a biodiversidade alimentar, o controle de doenças e pragas em hortas domésticas, usando repelentes naturais no controle de pragas e doenças, entre outras práticas como a proteção nas hortas e irrigação.

Na terceira estação, a farmacêutica Karen Marchetto, falou sobre o resgate e cultivo das plantas medicinais. “As plantas ajudam na prevenção e no tratamento de muitas doenças. Também chamou atenção para o resgate de muitas plantas que podem desaparecer, se não houver o resgate e o plantio.

No final do evento, as participantes trocaram sementes para manter a biodiversidade.

Abertura – As participantes foram recebidas pelo casal Nara e Daniel Schafer, pelas extensionistas do Escritório Municipal de Erebango, Doriane Damin e de Ipiranga do Sul Renata Bombana. Também receberam as boas-vindas do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello. Tonello parabenizou a família e destacou a importância da Tarde de Campo para levar ações de aprendizado e para produção de alimento “limpos” e agradeceu aos produtores e a parcerias. As atividades também foram acompanhadas pelos técnicos dos dois escritórios municipais, João Paulo Meneses e Bruno Utermoehl e pela assistente técnica regional Social Fernanda Tacca Angonese.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS