Vereador Romildo Protetor demanda a realização de cadastro de cães e gatos ainda não castrados no município
Parlamentar sugere que equipe seja integrada por agentes de combate a endemias ou agentes comunitários de saúde
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinente, realizada na terça-feira (16), foi lido no plenário da Câmara o pedido de providências em que o vereador Romildo Protetor (MDB) solicita ao Poder Executivo a disponibilização de uma equipe para efetuar o cadastro de cães e gatos, machos e fêmeas, ainda não castrados no município. O parlamentar sugere que a equipe seja integrada por agentes de combate a endemias ou agentes comunitários de saúde.
De acordo com Romildo, é importante mapear os locais onde há maior necessidade de atendimento para castração de animais, a fim de possibilitar o desenvolvimento de políticas públicas que minimizem os impactos do descontrole da superpopulação animal. “Utilizar agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde é uma estratégia eficiente, uma vez que estes profissionais já possuem acesso às comunidades e estabeleceram confiança com os moradores. Eles são treinados para realizar visitas domiciliares, o que facilita a identificação e o cadastro de animais de estimação nas residências”, explica.
Situação de maus tratos
Na mesma sessão, o vereador também solicitou à Secretaria de Meio Ambiente que verifique uma situação de maus tratos em uma residência do Bairro José Bonifácio. “A denúncia refere que no local há um cão de médio porte preso a uma corrente curta que o impede de se locomover, e que as condições do local onde o animal se encontra impossibilitam conferir se ele está recebendo alimentação e água de forma adequada”, detalha.
Por Assessoria de Comunicação