Qualidade da água para consumo humano é tema de formação para estudantes de Enfermagem da URI Erechim

No dia 15 de março, durante a disciplina de Saúde Ambiental, os estudantes do Curso de Enfermagem da URI Erechim participaram de uma formação ministrada pela bióloga Cláudia Santin Zanchett, que integra a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde – 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e é responsável pelo Programa Vigiágua.

A atividade proporcionou aos jovens universitários uma reflexão sobre a relevância de garantir à população acesso à água em quantidade suficiente e com qualidade adequada, conforme os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação. Eles foram informados sobre a responsabilidade do Sistema Único de Saúde em realizar a Vigilância da Qualidade da Água, a fim de prevenir doenças transmitidas por meio hídrico.

A ministrante apresentou as ações desenvolvidas para garantir a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores. Ficou evidente que o escopo de atuação do Vigiágua abrange todas as formas de abastecimento de água para consumo humano, sejam coletivas ou individuais, urbanas ou rurais, geridas pelo setor público ou privado.

“O encontro de formação permitiu não apenas o conhecimento das ações realizadas pelo Vigiágua, mas também sensibilizou os estudantes sobre a importância de avaliar o potencial de risco à saúde associado à água consumida”, pontuou a professora Sônia Balvedi Zakrzevski, responsável pela disciplina. “Isso, por sua vez, desencadeia medidas necessárias para manter ou restaurar as condições de segurança da água, visando à promoção da saúde humana.”

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS