A instituição financeira cooperativa vai colaborar no desenvolvimento do veículo financeiro destinado a facilitar o acesso dos produtores a empréstimos de créditos de carbono, além de gerenciar essa linha de financiamento. Esta é a participação da Cresol Centro Sul RS/MS no primeiro projeto de carbono voltado a produtores rurais no Mato Grosso do Sul.
O compromisso de colaboração foi oficializado nesta quinta-feira (7) em Campo Grande (MS), através da assinatura do acordo entre o Governo do Mato Grosso do Sul, representado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Cooperativa de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Cooperapoms), a Cresol, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Rabobank Acorn e a Rabo Foundation (pertencente ao grupo econômico do COÖPERATIEVE RABOBANK U.A. da Holanda).
Presente na assinatura do compromisso de colaboração, o vice-presidente da Cresol Centro Sul, Mauri Picoli, enfatizou a relevância da iniciativa. “A Cresol está comprometida em apoiar os produtores rurais, promovendo a sustentabilidade e a preservação ambiental. Este projeto inovador é um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável para nossa comunidade”, destacou.
O projeto visa a inclusão de 800 pequenos produtores rurais na implantação de 2,5 hectares de agrofloresta cada, totalizando 2.000 hectares em agrofloresta ao longo de 4 anos.
Focando nos biomas Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica no Mato Grosso do Sul, o diferencial do projeto reside no pagamento pelo crédito de carbono da agrofloresta, viabilizado por meio da plataforma desenvolvida pela Rabobank Acorn.
Essa plataforma abrange desde a medição do crescimento da biomassa, através de tecnologia de sensoriamento remoto, até a comercialização subsequente dos créditos de carbono para sua rede de clientes internacionais. Graças à Rabobank Acorn, 80% do valor dos créditos de carbono retorna aos produtores como rendimento.
Por Assessoria de Comunicação