A Diocese de Erexim dispunha de duas pequenas construções na proximidade do Centro de Eventos do Seminário Diocesano N. Sra. de Fátima. Uma construída em 1988, com 146 m² e outra em 1989, com 167,20m², utilizadas na Romaria Diocesana. A primeira foi reformada para ser sede da Cáritas Diocesana, com bênção inaugural por Dom José Gislon, no dia primeiro de setembro de 2019, dias antes de sua ida para Caxias do Sul como Bispo nomeado para aquela Diocese. A segunda, com uma primeira reforma, realizada no início de 2011, foi alugada para a Universidade Fronteira Sul e depois passou a ser utilizada para reuniões, encontros e cursos. Agora, com uma nova reforma e ampliação de 72,92m², foi transformada em moderno auditório designado São José com capacidade de 132 lugares. Conta com automatização para acionar as aberturas, acender e apagar as luzes, ativar Datashow e outros dispositivos. Destina-se prioritariamente para atividades diocesanas. Conforme a disponibilidade, poderá acolher atividades da sociedade civil, gerando recursos para o Seminário e a Cúria Diocesana. Na proximidade, foi construída também uma guarita que terá vigilante dia e noite para informações e segurança de todo o complexo da esplanada do Seminário.
Na noite desta segunda-feira, 31, o Conselho Econômico da Diocese realizou a primeira atividade nesse Auditório com reunião ordinária.
No início da mesma, o Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali, conduzindo a oração inicial, motivou a entronização da imagem de São José na entrada do Auditório.
A reunião, a seguir, teve a seguinte pauta: comentários sobre assuntos da reunião anterior, conforme a respectiva ata; análise dos investimentos efetivados no Auditório São José e do pedido de desapropriação da servidão de passagem pela Rio Grande Energia (RGE) no terreno rural do Seminário; informações sobre a manutenção do Lar Sacerdotal e demonstrativo do Fundo de Solidariedade para aquisição de veículos pelas Paróquias quando necessário.
Por assessoria de comunicação