Nos pênaltis, Ypiranga perde para o Grêmio e encerra sua participação no Gauchão 2023
Na tarde deste sábado (25), o canarinho perdeu por 2 a 1 para o tricolor, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo jogo da volta da semifinal do Campeonato Gaúcho. Com a derrota pelo escore mínimo, a classificação fora decidida nos pênaltis. E quem levou a melhor fora os donos da casa que venceram por 5 a 4.
No primeiro minuto de jogo, Thaciano chutou da intermediária obrigando Caíque a fazer boa defesa. Aos 12min, Galdino recebe na entrada da grande área, mas chuta à esquerda da meta do canarinho. Com 16min, após cruzamento despretensioso de Vina, a bola passa por todo mundo e novamente o arqueiro do Ypiranga faz boa defesa. Aos 27min, novamente Thaciano chuta de longe e a bola passa perto da meta do time verde-amarelo. Com 33min, após boa troca de passes do Grêmio, Luis Suárez recebe na grande área e chuta com perigo. Aos 40min, Eric puxa o contra-ataque para o time de Erechim, mas na hora da conclusão manda pra longe do gol de Adriel. Aos 45min, Bitello chuta de longe para boa defesa de Caíque. No último lance do primeiro tempo, Bitello recebe livre, bate e mais uma vez o goleiro canarinho faz mais um milagre.
No segundo tempo, aos 04min, Suárez invade a área e chuta para defesa de Caíque com os pés. Com 06min, Bruno Alves lança Suárez, que na saída do goleiro toca por cima, mas a bola bate na rede pelo lado de fora. Aos 07min, Bruno Alves sai do jogando errado, Barbio toca para Mossoró que chuta, a bola desvia em Bruno Unini e vai morrer no fundo da rede. Aos 15min, Bitello cruza, Thaciano antecipa o goleiro Caíque para empatar para o tricolor. Aos 19min, Suárez ganha de Ronald, bate e Caíque faz mais uma grande defesa. Aos 20min, O canarinho sai em contra-ataque, Eric tenta encobrir Adriel, mas o goleiro faz a defesa. Aos 22min, novamente Suárez chuta para espetacular defesa do goleiro canarinho. Aos 33min, Bruno Alves ganha de Islan na bola área e vira para o Grêmio. Com 36min, MV arrisca para boa defesa de Adriel. Apesar da pressão do tricolor, o Ypiranga segurou o resultado e a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças de pênalti, empate nas primeiras cindo. Já nas cobranças alternadas, Adriel defendeu o pênalti de Jonathan Ribeiro e garantiu o tricolor na final do Campeonato Gaúcho.