Retomando a sua tradição de viagens internacionais, o Grupo JUPEM realizou sua primeira grande viagem após a pandemia, em uma turnê pelo país vizinho, que aconteceu durante o último final de semana. O elenco artístico do grupo que estava em preparação desde meados de maio, teve a participação de mais de 30 dançarinos e dançarinas, dos elencos juvenil e adulto. O repertório levado aos palcos internacionais contou com danças folclóricas de diferentes regiões da Polônia, que encantaram o público presente com toda a diversidade, alegria e dinamismo do folclore polonês.
O JUPEM realizou seus espetáculos em três cidades da Argentina que possuem comunidades polonesas e foi recepcionado com grande expectativa pelos componentes dos grupos folclóricos e comunidade em geral. Na quinta-feira (08), o grupo apresentou-se na pequena cidade de Gobernador Roca. Durante a sexta-feira (09), o JUPEM esteve presente na cidade de Apóstoles, na província de Misiones, onde além do espetáculo, realizou passeios turísticos pela cidade e também visitou o museu e sede de uma tradicional indústria de chás e erva-mate, fundada pelo imigrante polonês Juan Szychowski, que foi um dos pioneiros do ramo no país.
A turnê do JUPEM se encerrou com a participação do grupo na 42ª Fiesta Nacional del Inmigrante, na cidade de Oberá, um dos eventos étnicos mais importantes da Argentina. A Festa já tradicional no país, é realizada pelo poder público em parceria com as comunidades étnicas da cidade, em um grande complexo, que conta com mais de 15 casas típicas, parque de exposições, palcos alternativos e anfiteatro. Na ocasião, o JUPEM se apresentou para um público de mais de 1000 pessoas, vindas de diferentes províncias da Argentina, que prestigiaram o grupo e os demais espetáculos e shows da programação do evento.
Por Assessoria de Comunicação