Hospital Unimed promove ações alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Este sábado, 17 de setembro, marca o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a “Medicação sem danos” como tema norteador das ações de sensibilização. A campanha enfatiza a necessidade de uma abordagem sistêmica, voltada à promoção de práticas de medicação segura, capazes de prevenir erros e reduzir danos relacionados a medicamentos.

Inteiramente comprometido com uma jornada de saúde segura, o Hospital Unimed Erechim, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promoveu ações educativas, lúdicas e informativas para médicos cooperados, prestadores de serviços assistenciais e colaboradores.

Na terça-feira, 13 de setembro, a instituição hospitalar realizou uma prática voltada aos “Certos da Medicação”, que chamam a atenção para a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. A ação foi coordenada pelo NSP e apresentada pela equipe do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Ao final, os colaboradores foram convidados a participar de um quiz sobre seis certos: prescrição certa, paciente certo, medicamento certo, dose certa, via certa e hora certa.

Durante a noite, aconteceu de forma on-line a palestra sobre “Segurança do paciente: a verdadeira revolução da saúde”, com o médico e doutor em Ciências da Saúde, Salvador Gullo Neto, que reforçou os principais cuidados e uso de tecnologias na saúde e segurança do paciente.

Conforme o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, a segurança do paciente é o aspecto mais importante do atendimento. “Por isso, nossas práticas estão em melhoria constante e fazemos questão de compartilhá-las com todos os públicos de relacionamento”, enfatiza.

Para a gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação, Alessandra Sonda, a segurança do paciente é uma missão diária dos profissionais da saúde. “Nosso propósito é cuidar das pessoas de forma segura. Para que isto se concretize, precisamos que todos os envolvidos estejam preparados e comprometidos com o que preconiza a OMS”, explica.

Salvador Gullo Neto considera extremamente relevante a maneira como a Unimed Erechim tem se posicionado em relação à segurança do paciente. “Muitas organizações fazem eventos relacionados à temática, mas somente para o público interno. A Unimed Erechim tem adotado uma postura de vanguarda, chamando seus médicos cooperados, colaboradores, além da rede prestadora, criando um movimento em prol da segurança do paciente”, destaca.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS