Entregar produtos com muito mais qualidade, ampliar o mercado consumidor, profissionalizar a cadeia produtiva e promover segurança alimentar. Esses são alguns dos resultados com a ampliação da inspeção de produtos de origem animal pelo Serviço de Inspeção Municipal de Erechim (SIM), neste mês. Na manhã de hoje (20), no Salão Nobre, o prefeito, Paulo Polis, participou de apresentação sobre a importância desta conquista, na companhia de produtores rurais.
Segundo a médica veterinária, Michele Zaffari, que integra a equipe técnica do SIM, a ampliação para o escopo de ovos e derivados é a garantida de produtos com mais qualidade sanitária, já que todas as etapas são auditadas, desde o plano de trabalho até a fiscalização, propriamente dita, e o resultado final.
“Atualmente, produzimos 1 milhão de dúzias de ovos por ano em Erechim, sendo que 90% desta produção vem da Granja Avícola Miozzo e da Granja Zulian, que agora estão aptas para comercializar seus produtos para todo o Brasil”, afirma.
A médica veterinária, Michele Zaffari, lembra que o Serviço de Inspeção Municipal de Erechim (SIM) se tornou equivalente ao SISBI em 05/01/2011, com o escopo de leite e derivados. “Com isso, tivemos o 1° laticínio do Brasil a ter o selo SISBI, que é a Lakto Pan Indústria de Laticínios Ltda.”, disse.
Referência no Brasil
Na ocasião, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, ressaltou que o município de Erechim é referência no Brasil em fiscalização sanitária. “Seguidamente recebemos visitas de técnicos e profissionais de outros municípios para conhecer o que se faz aqui, aprender um pouco da nossa expertise nesta área”, afirma o secretário.
“Foi necessário muito trabalho do SIM, investimentos por parte dos produtores, para chegar até aqui, mas o objetivo é expandir e incluir as outras granjas produtoras de ovos e novas áreas, como da carne”, disse o secretário.
Parceria importante para expandir
Para os produtores de ovos, Paulo Zulian e Joel Zulian, que estão habilitados, esta nova modalidade vai possibilitar a abertura para novos mercados. “O Serviço de Inspeção Municipal foi fundamental neste processo, para fazermos os ajustes necessários para chegar até aqui e poder pensar em mercados maiores”, disseram.
Os produtores, Dieser Miozzo e Vitacir Miozzo, que também poderão comercializar seus ovos para todo o país, ressaltam os aspectos positivos dos investimentos feitos na propriedade e o serviço de fiscalização. “Este novo formato abre uma janela para todo o Brasil”, afirmaram.
Mais qualidade de vida
O prefeito, Paulo Polis, agradeceu todo o trabalho realizado no Serviço de Inspeção Municipal de Erechim (SIM), que permite criar um diferencial no produtor rural, para ele se especializar, ampliar o rendimento e a qualidade de vida.
“A Prefeitura de Erechim e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar estão à disposição de vocês para o que precisar, porque esta é a nossa função, promover, auxiliar e defender as nossas agroindústrias, as nossas empresas locais”, disse o prefeito.
O prefeito Paulo Polis destacou a coragem dos produtores em investir, já que o retorno não vem do dia para a noite. “Obrigado por acreditarem em nós. Agora, o desafio é buscar a liberação para área de carnes”, disse.
Dados Estatísticos
Erechim abate 4.800 bovinos por ano; 1.200 suínos/ano; produtos cárneos e derivados: 480.000 kg/ano; leite e derivados, 665.000 kg/ano; temperados, 480.000 kg/ano; ovos, 1.000.000 dz/ano; e, 3.000 kg de mel por ano.
Por Assessoria de Comunicação