276 mil atendimentos na UPA – que agora se chama Unidade de Referência em Saúde

A Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS) – a antiga UPA – registrou entre os meses de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, mais de 276 mil atendimentos à saúde da comunidade nos mais diversos setores da Unidade. Também, os dados apontam que mais de 106 mil pessoas receberam atendimento pelos profissionais da saúde do local.

Vale destacar que fazem parte da UMRS, o Ambulatório Covid, o Ambulatório de Feridas Crônicas, o Centro de Referência da Mulher, o Centro de Referência em Especialidades, a Farmácia da UMRS e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.

A área de abrangência da Unidade contempla parte do Centro e dos bairros Morro da Cegonha, José Bonifácio, Bairro Espírito Santo, Ipiranga, Dal Molin, Triângulo, Santa Catarina, Demoliner, Esperança, São Cristóvão, São Caetano, Loteamento Bela Vista e Vale Dourado.

Ainda, o local possui atendimento nas especialidades médicas como clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, atendimento odontológico, nutricionista, mastologista, cirurgião ambulatorial e farmacêutico. Ao todo, são 77 profissionais que prestam serviço à população, desde colaboradores da saúde, como da parte administrativa.

Conforme a coordenadora da Unidade, Neusa Ferrari, cada vez mais é preciso pensar e atuar em saúde pública de qualidade para a população. “A UMRS de Erechim é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) e atende gratuitamente à população. Para isso temos um local adequado para as demandas e equipe totalmente preparada para os atendimentos. As pessoas não têm ideia dos números e serviços oferecidos aqui. Temos que chamar a atenção para tudo que o SUS faz e valorizá-lo cada vez mais. Somos sabedores da crescente demanda pelos atendimentos na Unidade e, por isso, trabalhamos arduamente para proporcionar acesso à saúde pública de qualidade para a nossa comunidade”, pontua a coordenadora.

Síndrome respiratória

Devido a pandemia de Covid-19, desde o início de fevereiro deste ano, a UMRS realiza todos os atendimentos de síndrome respiratória. A iniciativa busca concentrar os atendimentos dessa especialidade em apenas um local, buscando mais comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que apresentem sintomas como dificuldade de respiração relacionado à Covid, bem como a outras doenças que podem causar a síndrome respiratória.

Atendimento

A UMRS está localizada na Rua Alemanha, 985 – bairro Centro e o atendimento telefônico se dá pelo número 3520.7221. O horário de funcionamento é das 7h30 às 19h30, sem fechar ao meio-dia.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS