Ypiranga recebe o Elite no Colosso da Lagoa

Neste sábado, 08 de setembro, às 18h, o Ypiranga fecha o primeiro turno da Copa Wianey Carlet, contra o Elite de Santo Ângelo, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. É jogo para vencer e seguir firme na busca pelo título simbólico de campeão do Grupo A da Copinha.

Apesar de ter tropeçado e empatado com o São Borja em casa, na segunda rodada e posteriormente perdido para o Inter B, o Canarinho vem fazendo uma campanha que condiz com a tradição do clube no futebol gaúcho.

O Galo Carijó, como carinhosamente é chamado o Elite, vem fazendo campanha modesta, mas digna de um clube que está tentando recuperar o seu espaço no cenário do futebol estadual. No próximo domingo, 16 de setembro, às 15h, Ypiranga e Elite se reencontram na abertura do returno, no estádio da Zona Sul, em Santo Ângelo.

Sonho da Copa do Brasil

Nos corredores do Colosso da Lagoa o discurso de dirigentes, comissão técnica e jogadores, é a conquista de uma vaga na Copa do Brasil de 2019. A competição que mais premeia os clubes brasileiros, pode ser a salvação da lavoura do Canarinho para a próxima temporada. Sem recursos oriundos da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), por estar disputando a Divisão de Acesso, o Ypiranga terá um 2019 ainda mais delicado financeiramente que 2018, mesmo que tenham ocorrido reduções na folha de pagamento e diminuição da dívida.

Para Reflexão

A FGF de futebol poderia reduzir um pouco a cota que a dupla Grenal recebe para disputar o Campeonato Gaúcho, e destinar parte deste valor para os quatro clubes gaúchos que estarão representando a federação nas Série B e C do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Até onde se sabe, a função de uma federação vai muito além de organizar competições estaduais, é preciso cuidar de seus filiados e os auxiliar quando necessário. Hoje, a melhor forma de auxiliar os clubes gaúchos que disputam as principais divisões dos certames nacionais é com auxílio financeiro.

Avaliação para 2019

Nas últimas semanas o Ypiranga foi ao mercado em busca de reforços para o restante da Copa Wianey Carlet. Em conversa com o presidente Adilson Stankiewicz, perguntei se os reforços que estavam chegando ao Colosso da Lagoa eram apenas para a copinha ou também para a Divisão de Acesso de 2019. Stankiewicz destacou que, a princípio, eles vêm para disputa da Copa da FGF, porém, quem se destacar deverá permanecer para a próxima temporada. Em outras palavras, o presidente quer dizer que a Copinha servirá como teste para avaliar quem fica para o próximo ano.

Base

Apesar de ser inevitável uma reavaliação do grupo de jogadores ao final desta temporada, o Ypiranga vai iniciar a próxima temporada com algumas vantagens na comparação com 2018. No próximo ano o Canarinho terá uma base de time para iniciar a busca por reforços, ou seja, não será necessário começar do zero. Acredito que temos alguns jogadores que já devem estar na cabeça do gerente executivo de futebol, Renan Mobarack, como espinha dorsal para o grupo de 2019.

Por Fabio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS