Ypiranga enfrenta o vice-líder pela Série C

O Canarinho iniciou o returno da Série C do Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Joinville, no último sábado (16), no Colosso da Lagoa. O resultado serviu para recuperar a moral do grupo e dar tranquilidade para a sequência do trabalho. O Ypiranga abriu quatro pontos de vantagem sobre a primeira equipe da zona de rebaixamento, o Volta Redonda. Neste domingo, 24, às 15h30min, o Canarinho vai a Ponta Grossa, no Paraná, encarar o vice-líder Operário, pela segunda rodada do returno.
A partida será extremamente complicada, afinal, o clube paranaense possui um bom time e faz grande campanha na competição nacional. No primeiro encontro entre as duas equipes, em Erechim, vitória de virada do Ypiranga. Aliás, a atuação da equipe de Márcio Nunes naquela partida serve como modelo para o restante da temporada. Em minha opinião, o jogo contra o Operário no primeiro turno da Série C e a partida da volta contra o Lajeadense na Divisão de Acesso, foram as melhores atuações do time.
Um empate contra o Operário pode ser considerado grande resultado para o Ypiranga, uma vez que, nesta fase da competição cada ponto somado será importante na briga para fugir do rebaixamento ou buscar a classificação. Em caso de novos tropeços de Joinville e Volta Redonda nesta rodada, o próximo compromisso do Canarinho contra os cariocas do Voltaço, poderá ser o jogo da permanência na Série C do brasileiro.

Chegou e balançou as redes
A estreia do centroavante Hélio Paraíba com a camisa Canarinho não poderia ter sido melhor. Menos de 48 horas após desembarcar no Colosso da Lagoa, Paraíba balançou pela primeira vez as redes vestindo a 9 do Ypiranga. Apesar de ter atuado menos de 90 minutos e desperdiçado um pênalti no jogo contra o Joinville, Hélio Paraíba mostrou algumas qualidades que só um centroavante de referência sabe desempenhar. Não quero colocar a carroça à frente dos bois, mas acredito que a direção e o departamento de futebol acertaram em cheio na contratação do atacante.

Folha Salarial
Com as chegadas e saídas de alguns atletas após a eliminação do Ypiranga na Divisão de Acesso, o clube diminuiu sua folha de pagamento. Segundo fontes internas, a folha salarial do segundo semestre deverá girar em torno de R$110 mil. Na temporada passada, durante a disputada da Série C e Copa da Federação Gaúcha, o gasto com a folha era mais que o dobro do atual.

Ypiranga poderá jogar a Copinha
Nesta semana recebi informação de dentro do Colosso da Lagoa, dando conta de uma possível participação do Canarinho na Copinha. Segundo a fonte, o assunto está sendo tratado pela direção do clube. Disputar a Copa FGF seria importante, se for verdade que em 2019 o clube verde-amarelo não receberá cota da Federação Gaúcha de Futebol, em caso de título na Copinha, o Ypiranga poderia disputar a Copa do Brasil, que hoje é a maior fonte de dinheiro entre as competições nacionais que um clube pode disputar. Além da possibilidade de conquistar uma vaga na Copa do Brasil, seria a oportunidade de deixar todos os atletas do grupo em ritmo de jogo.

Sonho x Realidade
Tão difícil quanto não ver o Canarinho jogar o Campeonato Gaúcho de 2019, será ver o Aimoré novamente na elite do futebol estadual. Acredito que o sonho de todos os apaixonados pelo futebol gaúcho era ver Ypiranga e o Pelotas disputando a mais importante competição do estado, no entanto, não fomos competentes para eliminar o Índio Capilé. O que nos resta é lamber as feridas e tentar buscar o acesso na próxima temporada.

 

Por Fabio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS