A estrutura recém-inaugurada e os aparatos tecnológicos de ponta podem ser novos, mas o compromisso com a excelência do tratamento prestado pelos profissionais da UTI Adulto do Hospital de Caridade de Erechim é uma tradição que acompanha a casa de saúde há décadas.
Para seguir aperfeiçoando o cuidado, o HC mantém um Grupo de Acolhimento a Familiares de Pacientes da UTI, perspectiva da qual faz parte a ‘Visita Humanizada’ – quando uma psicóloga do Hospital e a coordenadora da UTI recebem todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, parentes dos pacientes internados. Na ocasião, antes de compartilharem momentos com seus entes queridos na própria Unidade de Tratamento Intensivo, os visitantes são orientados a respeito da cultura de atendimento do HC, tanto sob o aspecto técnico, com a presença, inclusive, de enfermeiras que estão disponíveis para tirar quaisquer dúvidas, quanto psicológico.
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‘Uma benção’
Uma das pacientes que aprova a ‘Visita Humanizada’ é Dona Vilma Fátima Giacomelli, 57, de Barão de Cotegipe – que na última semana pode ficar por mais tempo com seu marido, Geonir Giacomelli. ‘Foi uma benção. Ficar mais tempo com eles me dá forças. É muito bom saber que somos queridos e bem cuidados’, analisa Dona Vilma – que recebeu até a visita de um sobrinho distante, o que ela não esperava.
Conforme a psicóloga do HC, Carina Balvedi Leandro, no processo de humanização, a prioridade é o paciente enquanto pessoa humana. ‘A relação entre profissionais de saúde e paciente deve valorizar a individualidade de todos os envolvidos. É isso o que procuramos fazer aqui. O Grupo Familiar, a partir da visita guiada, tem finalidade psicoterapêutica, de apoio e suporte psicológico, muito além das informações específicas da UTI e seu funcionamento’, pontua a profissional.
O conceito é reforçado pela coordenadora da UTI Adulto do HC, Maritânia Wittzinski. Segundo ela, o cuidado é de extrema importância e beneficia o processo de recuperação do paciente.
Nos dias dos grupos familiares, as pessoas internadas recebem até quatro visitas, uma a mais do que durante os dias de visitação normal, que acontecem em três horários durante a semana (12h15min às 12h45min; 16h30min às 17h; e 20h30min às 21h) e em dois horários nos fins de semana (12h15min às 12h45min e 16h30min às 17h).
Novas melhorias
Com a inauguração da nova UTI Adulto, em maio, o Hospital passou a implantar, também, o Processo de Enfermagem, que tem como foco a qualidade assistencial. Entre as ações previstas para que o serviço avance, está a atualização de determinadas diretrizes, como a orientação aos familiares para realizarem menos telefones à UTI – o que, pela quantidade (até cinco vezes num só turno), atrapalha o trabalho dos enfermeiros, colocando em risco, em alguns casos, o atendimento aos próprios pacientes.
A orientação do HC é de que o familiar responsável se dirija à instituição a fim de esclarecer eventuais dúvidas, quando as tiver. Fora isso, quaisquer alterações significativas do quadro de saúde do paciente seguirão sendo comunicadas diretamente pelo Hospital.
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