VII Fórum Norte Gaúcho da Soja será realizado de 26 a 28 de agosto

Evento acontecerá no formato online por meio do canal de youtube

Os organizadores do VII Fórum Norte Gaúcho da Soja – Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Centro Universitário Ideau (Unideau) – convidam para a sétima edição do evento que, este ano, em razão da pandemia do coronavírus, será realizado de forma online.

Na última terça-feira, 11, os representantes das organizações deram início às gravações de algumas palestras e abertura do evento que irão ao ar de 26 a 28 de agosto, a partir das 19 horas, no canal de youtube do Fórum Norte Gaúcho -https://bit.ly/youtubeforumnortegaucho. Além das palestras gravadas que serão disponibilizadas, no dia 28, haverá uma live, onde as pessoas poderão interagir e sanar as suas dúvidas.

Entre os temas que serão abordados nesta edição estão clima, mercado e viabilidade econômica da soja, manejo do solo, perspectivas para a próxima safra, doenças da cultura e manejo da soja.

São patrocinadores do evento: Olfar, Pionner, Sicredi, Banco do Brasil, Adubos Coxilha, Bayer, Intacta RR2 Pro, Roundup e Cotrijal.

Para ter acesso ao conteúdo das palestras basta entrar no link: https://bit.ly/youtubeforumnortegaucho e inscrever-se no Canal. Lembramos para marcarem também o sininho para ser avisado assim que publicarmos os vídeos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26 DE AGOSTO

19h

Palestra: “Lã Nina e o s Impactos no Clima 2020/2021”

Palestrante: Estael Elisabete Kems Sias

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e Mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2003). Por mais de 6 anos atuou como supervisora da equipe de meteorologistas da Defesa Civil do Estado de São Paulo pela Somar Meteorologia. Adquiriu experiência no monitoramento do tempo, avaliação de cenários de risco para emissão de alertas meteorológicos. Ministra palestras para os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil. Desde de 2012 é sócia diretora da empresa MetSul Meteorologia e atua em vários setores com foco na previsão do tempo e clima para o estado do Rio Grande do Sul.

19h30min

Palestra: “Suas Escolhas e Decisões Enchem Mais o Graneleiro do que os Insumos que Utiliza”

Palestrante: Dejalma Zimmer

Filho de Produtor Rural, Dejalma Zimmer conheceu a agricultura pelas mãos dos seus pais. Nasceu em São José do Cedro-SC e Graduou-se em Agronomia pela UFPel, possui mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes e Pós Doutorado em Genética. Foi professor na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel, de 2003 a 2016. Onde atuou na graduação e pós-graduação, foi vice Diretor e Coordenador da Pós Graduação. Na Universidade, publicou vários livros, mais de uma centena de artigos e orientou dezenas de dissertações e teses. Criou os “Os 10 mandamentos da Produtividade Agrícola”. Um resumo do que realmente faz a diferença numa propriedade

rural e foi comentarista do Canal Rural nos últimos anos. Recentemente, afastou-se definitivamente da carreira universitária para atuar diretamente como influenciador do Agro. Com mais de 700 palestras e treinamentos já realizados, Dejalma Zimmer tem dedicado os seus dias para influenciar toda a cadeia produtiva do Agro brasileiro. Merece destaque o trabalho voltado para a melhoria da eficiência nos processos agrícolas, buscando incrementos de produtividade sem incrementos no custo de produção, com impacto direto no que mais importa – a rentabilidade. Idealizador da plataforma EVOLUTION AGRO, que reúne especialistas de diversas áreas para apoiar o desenvolvimento do Agronegócio e dos profissionais envolvidos.

Dia 27 de Agosto

19h

Palestra: “Manejo Sustentável para Altos Rendimentos na Cultura da Soja”

Palestrante: Maurício de Bortoli

Engenheiro Agrônomo, Gerente Técnico da Sementes Aurora

Bi Campeão Nacional de produtividade no CESB categoria irrigada 2013/2019

Campeão Região Sul de produtividade no CESB categoria sequeiro 2016

19h30min

Palestra: “Controle de Doenças em Soja: Resultados de 2020 e Preparação para 2021”

Palestrante: Carlos Alberto Forcelini

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Microbiologia, Mestre em Fitopatologia, Doutor em Fitopatologia, Professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF.

20h

Palestra: “Análise e Perspectivas do Mercado da Soja”

Palestrante: Antônio da Luz

Economista, Mestre em Economia e Doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, além de ser pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros. Atua como Economista-Chefe do Sistema Farsul e também Professor Titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM. Atuou como economista da Agenda 2020 e também como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. Antônio da Luz é um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, etc. Foi eleito em 2017 como Economista do Ano pelo Corecon-RS.

Dia 28 de Agosto

Live 19h

Palestra: “Manejo da Adubação da Soja com Ênfase no Equilíbrio Nutricional”

Palestrante: César de Castro

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Agropecuária Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1991) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999).

Pesquisador da Embrapa Soja desde 1989, com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, principalmente nos temas: adubação, sistema de produção de soja e micronutrientes. Também desenvolve pesquisas na área de produção de matérias-primas para a produção de biodiesel.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS